Huffpost Brazil

Estas médicas negras querem mostrar para você qual é a 'verdadeira cara de um médico'

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Médicas negras estão exigindo visibilidade, postando fotos com a hashtag #WhatADoctorLooksLike (a cara de um médico). Elas usam as imagens para validar sua existência e celebrar seu trabalho.

Os tuítes são uma resposta a um post do Facebook que viralizou em meados de outubro.

Tamika Cross, uma ginecologista e obstetra de Houston, documentou a discriminação que ela diz ter sofrido num voo recente. Em seu post, Cross relatou como uma comissária de bordo questionou suas credenciais médicas depois de ela oferecer ajuda a um homem que passou mal no avião.

“Ela me disse: ‘Ah, não querida, pode abaixar a mão, estamos procurando médicos e enfermeiras ou profissionais médicos de verdade, não temos tempo de falar com você’. Tentei informá-la que sou médica, mas fui cortada com comentários condescendentes”, escreveu Ross. Ela explicou que a comissária continuou questionando sua competência, perguntando: “Você é que tipo de médica? Onde você trabalha?”

Cross escreveu que sua oferta foi recusada depois que um homem branco se apresentou e disse que poderia ajudar. Ela escreveu que a comissária se desculpou mais tarde, mas que o pedido de desculpas não foi suficiente.

“Isso vai além dela... seja discriminação de raça, idade, gênero, não está certo. Ela não vai se safar dessa”, escreveu Cross. “Tenho certeza que as trabalhadoras negras americanas entendem minha frustração e estão fartas de serem desrespeitadas.”

Parece que Cross não estava sozinha ao se sentir assim. Várias outras mulheres começaram a usar a hashtag em solidariedade. Médicas negras estão mostrando ao mundo que o talento mulheres negras está inserido no mundo da medicina. Eis aqui algumas das melhores postagens das mulheres que querem mostrar a todos #WhatADoctorLooksLike:

@Delta, treine suas equipes para que eles saibam que isso é #WhatADoctorLooksLike

Cara Delta Airlines, essa é a cara de um médico

Em resposta ao post de Cross, médicos negros estão postando fotos suas com a hashtag #WhatADoctorLooksLike

Apesar da Delta, essa é a cara de um médico

Muita gente duvida que eu seja médica. Médicos têm todas as cores, idades, gêneros, formas e tamanhos.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Médica que viralizou ao dizer que 'existe peleumonia' é alvo de racismo

- Assista a uma aula de cultura negra americana na série Luke Cage

- Médica negra acusa empresa de discriminação ao ser impedida de socorrer passageiro em voo

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
O que estudantes negros da UnB já ouviram?
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção