Huffpost Brazil

Como a Wikipédia pode ser usada para ensinar e difundir conhecimento científico

Publicado: Atualizado:
WIKIPEDIA
Wikipédia pode ajudar na difusão de conhecimento científico | DrAfter123 via Getty Images
Imprimir

“Imagine um mundo no qual cada pessoa no planeta tenha acesso gratuito à soma de todo o conhecimento humano. Isso é o que estamos fazendo."

A frase é de Jimmy Wales. Ele e Larry Sanger foram os responsáveis por criar a Wikipédia.

Seguramente você já acessou algum de seus artigos, já que a enciclopédia online está entre os 10 sites que mais recebem visitantes do mundo — cerca de 500 milhões mensais.

Também há grandes chances de você já ter editado algum dos verbetes, porque isso é feito diariamente por pessoas comuns. E é aí que está a graça da coisa: a wiki tem o conceito da colaboração como seu diferencial.

Em um mundo em que o acesso ao conhecimento é fundamental para a construção de sociedades mais igualitárias, a partir do momento em que se ampliam tanto o acesso quanto a emissão de informações, é que se tem, de fato, a pluralidade de vozes.

Se antigamente a difusão das informações era restrita aos poucos canais de emissão, como o rádio, a televisão e as enciclopédias manuscritas, com a internet, o atual ecossistema de mídias ganhou uma nova ferramenta, que, entre tantas transformações, inseriu a lógica da interatividade na construção do conhecimento.

"A Wikipédia é um exemplo do potencial colaborativo das redes digitais e também mostra que a colaboração e o compartilhamento do conhecimento geram resultados inigualáveis nas relações sociais. Depois que a Wikipédia surgiu, nós tivemos certamente um ganho enorme porque o exemplo de práticas colaborativas que ela gerou se irradiou para várias outras áreas da ação social", argumentou Sergio Amadeu, defensor e divulgador do software livre e da inclusão digital no Brasil, em entrevista ao site Wikimedia no Brasil.

Mas como se dá essa interatividade?

Uma das atividades mais comuns na comunidade Wiki - atualmente composta por mais de 25 milhões de usuários registrados, sendo mais de 73 mil editores ativos - são os edit-a-thon (ou "editatonas", em tradução livre).

Um edit-a-thon é um evento que reúne um grupo de pessoas a fim de editar e aprimorar os projetos Wikimedia, em geral abordando um tema específico.

Em agosto deste ano um grupo de usuários da Wikimedia no Brasil e o Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), que reúne pesquisadores em matemática, ciência da computação, estatística, neurociência, biologia, física e comunicação, organizaram uma maratona de edição na Wikipédia sobre neurociência e matemática, na USP (Universidade de São Paulo).

Em uma sala da instituição, jovens de diversas áreas do conhecimento se encontraram para trabalhar com o tema. A neuromatemática é uma nova teoria do cérebro que está sendo desenvolvida a partir da modelagem matemática e da neurociência teórica.

Ali, os presentes não dedicavam seu tempo a tentar entender as formulações abstratas das regularidades que são observadas em interações neurais e observações cognitivas apenas porque estavam sedentos de curiosidade sobre a "Matemática do Cérebro", mas, sobretudo, porque estavam dispostos a participar de um projeto em que o grande desafio era aproximar a ponta da ciência do conhecimento público geral.

neuromat

"O nosso objetivo é mostrar que a Wikipédia pode contribuir para melhorar a qualidade da cultura científica brasileira. O Brasil, por exemplo, segundo dados do PISA (OCDE), padece de analfabetismo científico, em especial na área da matemática. Os usos da Wikipédia na educação estão se tornando mais conhecidos, mas há pouca atenção para a área de difusão científica, por exemplo. No núcleo do Neuromat atuamos com várias estratégias. A melhoria dos verbetes é só uma delas", explica ao HuffPost Brasil João Alexandre Peschanski, professor da Faculdade Cásper Líbero e supervisor de comunicação do CEPID NeuroMat.

O projeto desenvolvido pela equipe do CEPID está associado ao Ano da Ciência, iniciativa que começou entre as comunidades da Wikipédia do Canadá e dos Estados Unidos e assumiu vida própria no Brasil.

"Nós escolhemos conceitos interessantes que foram produzidos por nossa equipe de pesquisa e, num esforço coletivo com cientistas, jornalistas e estudantes, criamos ou melhoramos o conteúdo pertencente à Wikipedia", afirmou Peschanski em entrevista ao Fundação Wikipédia de Educação.

De acordo com ele, havia uma lacuna de cerca de 30 anos entre o que estava disponível na Wikipedia em português e o que já havia sido desenvolvido pelos cientistas nesse campo.

Ciência para todos

Em paralelo às editatonas, o grupo do CEPID está desenvolvendo o projeto "Matemática Falada", que consiste na audiodescrição dos verbetes para aqueles que não conseguem ler, que estão estudando outras línguas ou que simplesmente aprendem mais facilmente ouvindo sobre o tema.

Durante um ano, a cada mês, pelo menos um verbete de estatística e outro de probabilidade serão disponibilizados em áudio na Wikipédia - o primeiro da fila é o teorema fundamental "Lei dos Grandes Números". Mas há um trabalho muito importante que é anterior à gravação.

A equipe de difusão científica também se responsabiliza por produzir conteúdos multimídia, como vídeos e GIFs, para ilustrar a teoria, além de fazer a revisão do conteúdo do texto junto aos especialistas.

Ainda, o CEPID realizou uma parceria com o Museu de Anatomia Veterinária (MAV) da USP e publicou centenas de fotos de modelos anatômicos, esqueletos e animais taxidermizados, que agora estão acessíveis aos estudantes.

boi

O projeto é mais uma repercussão do Ano da Ciência e faz parte de uma iniciativa que prevê parcerias envolvendo galerias, bibliotecas, arquivos e museus com o objetivo de promover amplo acesso aos acervos de alta qualidade dessas instituições, desde que estejam em domínio público ou que possam ser licenciados abertamente.

avestruz

Os desafios da Wikipédia

Dentro e fora das salas de aulas, a Wikipedia é vista como uma ferramenta capaz de colocar o aluno na posição de agente e com o potencial de contribuir com o conhecimento livre.

Porém, aquela que é sua principal característica, o fato de ser colaborativa, ainda é vista com maus olhos por alguns profissionais.

"Infelizmente se criou uma imagem de fonte pouco confiável da enciclopédia. Mas, existe toda uma estrutura de editores para garantir a qualidade e veracidade do conteúdo postado. Eu vejo a Wikipédia como uma ferramenta fantástica para construção coletiva de conhecimento e valorização dos conhecimentos locais. Nela, os próprios alunos podem ser os protagonistas da aprendizagem, correndo atrás da informação e criando conhecimento a partir de um verbete", argumenta Caio Dib, da plataforma de educação Caindo no Brasil.

Para o sociólogo Sergio Amadeu, faltam esclarecimento e exemplos de usos da Wikipédia para acabar com esse tabu.

"O professor que critica está receoso porque acha que o aluno vai simplesmente copiar e colar o que ele encontrar na internet e, em particular, na Wikipédia. O que é a questão que ele está atacando? Ele não está atacando a Wikipédia. O que ele precisa entender, inclusive, é que, se ele usar a Wikipédia para poder incentivar o aluno a fazer trabalhos mais inteligentes em que ele tenha que refletir e ele tenha que criar um verbete ou melhorar um verbete, aí ele vai estar efetivamente superando essa ideia de cortar e colar, que não nasceu com a Wikipédia."

neuromat

Mas afinal, a Wikipedia é confiável?

A resposta é um pouco mais complexa do que simplesmente “sim” ou “não”. Questionar a confiabilidade da Wikipédia é pertinente, mas a discussão pode ir além e também questionar como identificar fontes confiáveis em qualquer contexto.

Seja na enciclopédia online, em um material didático ou na própria aula do professor, o aluno deveria desenvolver uma leitura crítica sobre os assuntos.

"Todos deveriam ser desencorajados, na verdade, a aceitarem argumentos de autoridade; desencorajados ainda a acatar os livros como um repositório inquestionável do saber... Mostrar que erros podem ser encontrados até mesmo em grandes dicionários e autores consagrados pode dar uma dimensão de que o conhecimento, assim como a Wikipédia, está em eterno processo de revisão", argumenta o manual da Wikipédia no Brasil.

De acordo com Amadeu, a Wikipédia facilita a correção dos erros na medida em que possui uma estrutura de análise das edições - mesmo aquelas feitas em anonimato.

"Toda vez que a gente pegar um equívoco, um erro, um crime, a gente pode rapidamente tentar encontrar o IP de onde veio, tentar passar os rastros digitais para que os órgãos de reparo da justiça e reposição dos direitos violados entrem em operação. A gente não pode, em hipótese nenhuma, acabar com o anonimato. O anonimato é o que garante a democracia. Na hora da cabine de voto se você não for anônimo, você tá na mão de mil pressões, de mil opressões. Como é que a gente age? Age a posteriori e na Wikipédia isso é muito rápido."

Para Peschanski, além da fiscalização das edições, é preciso fazer uma intensa campanha de fomento à pluralidade de vozes entre os editores:

"Existe a responsabilidade da comunicação. Precisamos formar pessoas capazes de fazer essa comunicação para melhorar a cultura científica. A ciência é uma das linguagens que formulam o que vemos na natureza. É perigoso manter viva uma informação desatualizada, seja ela científica ou não. Por isso a importância da retroalimentação em uma comunidade estruturada e plural."

Hoje, a maioria dessa comunidade wiki é formada por homens de até 35 anos e apenas 10% dos editores são mulheres.

Um dos grandes desafios da Wikipédia é também diminuir as assimetrias de gênero e de geolocalização. Há o projeto Wikipedia Zero em países africanos para incentivar o uso da enciclopédia pela população local, assim como já ocorrem edit-a-thons auto-organizadas por mulheres para contribuir com verbetes e conteúdos feministas, por exemplo.

Se você é estudante ou se interessou em saber sobre as possibilidades que as ferramentas wikis oferecem, aqui está disponível um guia sobre o tema.

Caso você tenha curiosidade de como adaptar o uso da Wikipédia em sala de aula, também existe um guia com sugestões de projetos.

LEIA MAIS:

- 'Origem da doutrinação marxista': Perfil de Paulo Freire é alterado por orgão do governo federal

- Sabotagem no perfil de Dilma Rousseff na Wikipédia inclui Michel Temer como sucessor dela em 2015

- Começa hoje sindicância para apurar alterações na Wikipédia feitas por rede do Palácio do Planalto

Também no HuffPost Brasil

Close
Ideb: Como está a educação no seu Estado?
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção