Huffpost Brazil

Marvel cancela capa em que heroína de 15 anos, Riri Williams, é objetificada

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Após campanha nas redes sociais, a Marvel decidiu tirar de circulação uma capa de Invincible Iron Man na qual a personagem Riri Williams, uma adolescente de 15 anos, aparece nitidamente objetificada.

Na arte feita por J. Scott Campbell, "Ironheart" – alcunha adotada recentemente pela garota – aparece no interior de seu dormitório no MIT. Veja:

invincible iron man

Cientista genial, a precoce Riri foi recentemente escolhida por Tony Stark, o Homem de Ferro, como sua substituta.

Embora o rosto de Riri na capa de Campbell tenha sido considerado adequado, a campanha no Twitter #teensthatlookliketeens ("adolescentes que se parecem com adolescentes", em português) enfatizou a frequente objetificação de mulheres nos quadrinhos de super-heróis.

Os tuítes mostram personagens adolescentes dos quadrinhos que não são objetificados em capas ou páginas internas.

Um dia após a divulgação da arte, a Marvel anunciou o cancelamento. A capa da primeira edição da publicação é variante e foi feita com exclusividade para a loja Midtown Comics.

Depois, a Marvel divulgou no Twitter outras artes, de Stefano Caselli, para a mesma revista, na qual Riri aparece completamente diferente:

Na mesma rede social, o artista disse que a decisão da editora foi "infeliz" e argumentou que sua intenção era a de "simplesmente desenhar uma jovem mulher atrevida e em fase de crescimento". Ele chamou o imbróglio de "falsa controvérsia".

Brian Michael Bendis, o roteirista da série, declarou sua opinião no Tumblr – e ele discorda de Campbell.

O escritor disse que ele próprio não conhecia a versão final da capa, e aprovou apenas uma versão cuja produção estava em andamento.

"Capas especiais não estão em minha alçada e [esta] estava sendo produzida separadamente do trabalho das pessoas envolvidas no quadrinho", escreveu.

"Se eu tivesse visto um rascunho ou algo assim, teria expressado preocupações. Tenho certeza de que a próxima versão será incrível."

Invincible Iron Man #1 chega às lojas neste ano.

LEIA MAIS:

- Mulher-Maravilha é a nova figura pelo empoderamento da ONU

- 'Jessica Jones': 2ª temporada será dirigida só por mulheres

- Por que Luke Cage é um dos mais importantes super-heróis da Marvel

Também no HuffPost Brasil:

Close
9 personagens que mostram como 'X-Men' é uma metáfora sobre preconceito
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção