Huffpost Brazil

Desastre sem fim: Terra pode perder dois terços da vida selvagem até 2020, aponta estudo

Publicado: Atualizado:
ELEPHANT
2630ben via Getty Images
Imprimir

O número de animais selvagens que vivem no paneta deve cair em dois terços até o ano de 2020, de acordo com uma pesquisa publicada pelo jornal britânico Guardian.

Segundo o relatório, as populações de animais já decresceram 59% entre o ano de 1970 e 2012, e as perdas devem chegar a 67% até 2020.

Especialistas consultados pelo jornal britânico afirmam que entre os fatores que vão causar a diminuição dos animais estão a caça, a destruição de habitats selvagens e a poluição. Entre as espécies que podem ser afetadas estão elefantes, gorilas, abutres e salamandras.

O colapso da vida selvagem e a mudança climática são sinais de uma nova era geológica, dominada pela presença humana no planeta, explica Johan Rockström, diretor executivo do Stockholm Resilience Centre.

O documento também adverte que o declínio da vida selvagem vai impactar os seres humanos e pode até gerar conflitos por conta da competição por causa de comida, água e outros recursos naturais.

"O relatório é um registro chocante da situação atual. Minha esperança é que nós não entremos em desespero - não há tempo para desespero, é necessário agir. Eu sigo convencido que nos podemos encontrar um caminho sustentável para essa nova era, mas deve haver vontade", disse ao Guardian o diretor de ciência do WWF, Mike Barret.

Também no HuffPost Brasil

Close
Animais ameaçados pelo aquecimento global
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção