Huffpost Brazil

'Acho que vamos ter surpresa...': Freixo aposta em indecisos para virada no Rio

Publicado: Atualizado:
MARCELO FREIXO
Reprodução / TV Globo
Imprimir

Candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSOL) afirmou que aposta no apoio de indecisões para ganhar a disputa com Marcelo Crivella (PRB).

"Acho que vamos ter uma surpresa e a vitória do sentido da política, da maneira de fazer política num momento tão delicado da democracia brasileira", disse a jornalistas antes de votar na zona eleitoral Paissandu Atlético Clube, no Leblon, na Zona Sul do Rio. "Nós vamos virar. Esse voto nulo e indeciso está olhando de outra maneira", completou.

Freixo chegou por volta das 10h15 acomopanhado de sua vice, Luciana Boiteux, da esposa e da filha.

Segundo dados divulgados na tarde deste sábado (29) pela Folha de S. Paulo, Crivella tem 58% dos votos válidos, enquanto Freixo aparece com 42%. Os dois oscilaram dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior, onde apareciam com 63% e 37% dos votos válidos, respectivamente.

Considerando os votos válidos - que incluem brancos, nulos e indecisos - Crivella aparece com 43% e Freixo tem 30%.

O Datafolha mostra ainda que 19% dos entrevistados devem votar nulo e branco, enquanto outros 8% afirmam estar indecisos.

O candidato do PSOL destacou que sua campanha "devolveu a política às praças" e mostrou "pessoas voltando a acreditar". "Essa é a vitória de um sentido, de uma maneira de fazer política", afirmou.

Freixo destacou o caráter colaborativo da campanha, desde as doações até a formulação do programa de governo. Também afirmou que "não respondeu às baixarias com baixaria", em referência a ataques na disputa.

Do lado de fora da zona eleitoral, cumprimentou os colegas de partido, deputados federais Glauber Braga (RJ) e Chico Alencar (RJ), além de simpatizantes. "É o voto consciente, lúcido, é o voto de esclarecimento, enfrentando todos os reacionários e conservadores", disse Chico Alencar.

Na cidade do Rio votam quase 5 milhões eleitores em 12 mil 811 urnas distribuídas por 97 zonas eleitorais. São 1.498 locais de votação e 11.609 seções. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mantém uma reserva 1.202 urnas para o caso de necessidade de substituição.

LEIA TAMBÉM

- 6 entre 114: Mulheres são apenas 5,6% dos candidatos a prefeito no 2° turno

- 'Nem sei se há razões para a prisão de Eduardo Cunha agora', diz Gilmar Mendes

- Vai ser com emoção? Pesquisa Datafolha mostra empate técnico em BH

Também no HuffPost Brasil:

Close
Crivella ou Freixo? O segundo turno das Eleições 2016 no Rio
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção