Huffpost Brazil
Marcella Fernandes Headshot

Apenas uma mulher é eleita no segundo turno; prefeitas são 12% do total

Publicado: Atualizado:
RAQUEL LYRA
Reprodução / Facebook
Imprimir

Nova prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB) foi a única mulher eleita no segundo turno, neste domingo (30). Dos 114 candidatos em 57 cidades, seis eram mulheres, o equivalente a 5,6%.

Com 55,13% dos votos válidos, o equivalente a 93.803 votos, a tucana passa a comandar o quarto maior município de Pernambuco. Seu oponente, Tony Gel (PMDB) obteve 82.679 votos ou 46,85% dos votos válidos.

Raquel Lyra foi eleita duas vezes deputada estadual. De 2007 a 2010, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos (PSB). Depois, foi Secretária da Criança e da Juventude no segundo mandato do socialista.

Ela é filha de João Lyra, ex-prefeito de Caruaru e vice-governador do estado na gestão de Eduardo Campos.

Outras cidades

Em Florianópolis, Gean Loureiro (PMDB) teve uma vitória apertada sobre a candidata do PP, Angela Amin, que obteve 49,74% dos votos. Outra capital na disputa, Campo Grande, ficou com Marquinhos Trad (PSD), que venceu Rose Modesto (PSDB).

Em Canoas (RS), Busato (PTB) ganhou de Beth Colombo (PRB). A deputada federal Margarida Salomão (PT-MG) perdeu para Bruno Siqueira (PMDB) em Juiz de Fora. No Guarujá (SP), Dr Valter Suman (PSB) derrotou Haifa Madi (PPS).

No primeiro turno, foram eleitas 640 prefeitas -- o equivalente a 12%. A única à frente de uma capital é Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista (RR), ex-mulher do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Com 79,39% dos votos, é a quinta vez que a peemedebista conquista a prefeitura da cidade.

Vereadoras

Dos vereadores eleitos, 7.786 são mulheres, ou 14%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Considerandos ambos os cargos de prefeito e vereador, a presença feminina é de 32%.

LEIA TAMBÉM

- 'Rio é universal': Jornal Extra desafia novo prefeito Marcelo Crivella a respeitar a diversidade

- 'Acabou coxinha e acabou mortadela. O papo agora é quibe', diz Kalil, novo prefeito de BH

- PSDB vence 7 prefeituras e é maior vencedor das eleições nas capitais brasileiras

Também no HuffPost Brasil:

Close
Eleições municipais 2016
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção