Huffpost Brazil
Marcella Fernandes Headshot

UNE, Contag e cientista Miguel Nicolelis ficarão de fora de Conselhão de Temer

Publicado: Atualizado:
CONGRESS BRAZIL
Conselhão de Temer deixará UNE e Contag de fora | Bloomberg via Getty Images
Imprimir

A União Nacional dos Estudantes (UNE), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) e o neurocientista Miguel Nicolelis ficaram de fora da reunião do Conselhão do presidente Michel Temer.

Criado em 2003 no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Conselho de Desenvolvimento Econômico reúne empresários, movimentos sociais, sindicatos e a sociedade civil para tratar de temas gerais do País.

Após um ano e meio sem reuniões, a ex-presidente Dilma Rousseff reativou o Conselhão em janeiro, em uma tentativa de se reaproximar da população e melhorar os índices de aprovação.

Representantes da UNE, da Contag e Nicolelis integravam o grupo, assim como o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, e da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, entre outros. No total, havia 92 integrantes.

A primeira reunião do conselho comandada por Temer será no próximo dia 21. Ele assumirá a liderança do encontro pela manhã e deve participar de um almoço com os integrantes. À tarde, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, ficará à frente dos trabalhos.

O Palácio do Planalto ainda não informou a lista definitiva de integrantes. Nos bastidores, assessores avaliam que não há motivo para se aconselhar com nomes críticos ao governo.

Aliada do governo Dilma, a UNE liderou manifestações contra o impeachment da petista. A Contag chegou a ser recebida pelo governo Temer para discutir as reformas previdenciária e trabalhista, mas também participou de protestos contra a gestão do peemedebista.

Já o neurocientista Miguel Nicolelis disse que usaria palestras no exterior para denunciar a "barbárie", em referência ao impeachment. Ele foi escolhido um dos vinte maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American e foi o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Nicolelis lidera um grupo de pesquisadores da área de neurociência na Universidade Duke, nos Estados Unidos. As pesquisas em que trabalha desenvolvem próteses neurais para a reabilitação de pacientes que sofrem de paralisia corporal.

Entre os programas discutidos e aprimorados no Conselhão liderado por Lula, estão o Minha Casa Minha Vida e o Programa Nacional de Segurança Cidadã.

LEIA TAMBÉM

- Temer lança 'Cartão Reforma', programa similar ao de Dilma que foi suspenso no ajuste fiscal

- Governo Temer é ruim ou péssimo para 46% dos brasileiros, diz pesquisa

- Resistência: Mesmo com decisões judiciais, estudantes vão manter mobilização

Também no HuffPost Brasil:

Close
Manifestantes contra Temer voltam às ruas
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção