Huffpost Brazil

Estátua de 250 anos é destruída por brasileiro que tentou tirar selfie em museu de Lisboa

Publicado: Atualizado:
Imprimir
são miguel arcanjo

Antes e depois da estátua de São Miguel Arcanjo, datada entre 1765-1790. Autor desconhecido.

Um brasileiro quebrou uma estátua de cerca de 250 anos ao tentar tirar uma fotografia no Museu Nacional de Arte Antiga em Lisboa, o segundo museu mais visitado de Portugal. O incidente ocorreu no último domingo (6), dia de visitação gratuita.

Autoridades agora avaliam os danos causados à peça centenária. A estátua de São Miguel Arcanjo, datada entre 1765-1790, foi quebrada após um turista brasileiro tentar tirar uma selfie.

Segundo o jornal português Diário de Notícias, o turista estava distraído com seu celular e recuou à procura do enquadramento quando esbarrou na estátua, exposta em cima de um plinto, no centro da sala. A peça caiu no chão e ficou em pedaços.

Feita originalmente para um colégio em Lisboa onde se formavam clérigos irlandeses, a estátua de São Miguel Arcanjo havia sido restaurada meses atrás para a reabertura do piso 3 do museu.

O acidente foi flagrado por outros visitantes e a foto do estrago foi divulgada nas redes sociais.

arcanjo sao miguel

O diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, lamentou o acidente. "Hoje foi um domingo triste. Um acidente tolo, por parte de um visitante, decerto encantado mas incauto, danificou uma escultura", disse o executivo no Facebook. Ele afirma que será possível reverter os danos e, em pouco tempo, a obra será devolvida ao público.

"Foi como se o tempo e esforço, investidos por toda a Equipa no grande projeto de reabertura, inteiramente renovado, de todo o PISO 3; o cuidado posto em cada detalhe; o entusiasmo (e o trabalho duro) da montagem; o apoio importante dos mecenas que ajudaram no próprio restauro de mais de uma centena de pinturas e esculturas (esta incluída, graças à generosidade da Galerie Tiago, de Paris), tivessem, subitamente, saltado para trás."

LEIA MAIS:

- Tese sugere motivo pelo qual Van Gogh cortou a própria orelha

Também no HuffPost Brasil

Close
Arte para cegos
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção