Huffpost Brazil

Por que aquele pedacinho de plástico em cima da sua pizza é uma salvação

Publicado: Atualizado:
PASTIQUINHO SALVADOR
JIMEWING2121 VIA GETTY IMAGES
Imprimir

Alguma vez já lhe aconteceu de abrir uma pizza que foi entregue em sua casa e ver um minúsculo tripé de plástico no centro da pizza? Pode parecer uma mesinha em miniatura para formigas, mas não é.

Essa coisinha de plástico é o chamado guarda-pizza e há 30 anos vem protegendo nossas pizzas preciosas.

As pizzas para delivery são entregues em caixas baratas de papelão desde os primórdios da história.

Essas caixas são ótimas por muitas razões –custam pouco e são facilmente recicláveis--, mas a tampa de papelão fino tende a afundar no meio. E, se o centro da tampa afunda o suficiente para entrar em contato com a pizza, é uma tragédia. Quando tiramos a tampa da caixa, o queijo é arrancado da pizza e gruda na tampa.

De acordo com a Gizmodo, nos anos 1980 uma mulher de Long Island chamada Carmela Vitale tomou nota desse problema e se propôs a encontrar uma solução. Vitale criou os desenhos do guarda-pizza – ou, como ela o chamou, “salvador de embalagens” – em 1983. Ela registrou um pedido de patente de sua criação naquele ano, e sua patente foi aprovada em 1985.

Nem todas as pizzarias que trabalham com entregas usam o guarda-pizza, e o pequeno objeto é vendido hoje por menos de um centavo de dólar cada. Mas a Eater estima que uma única fabricante de guarda-pizzas pode estar faturando até US$8 milhões por ano, devido ao alto volume de vendas de pizza.

Infelizmente, segundo a Eater, parece que a própria Carmela Vitale nunca chegou a produzir os guarda-pizzas: em 1993 ela deixou de renovar a patente de sua criação, e em 2005, morreu.

Da próxima vez que você abrir sua embalagem de pizza, agradeça a Vitale e seu guarda-pizzas por manter sua delícia intacta.

plástico

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 23 momentos em que a pizzaria BatePapo foi longe demais... Mesmo!

- Você tem mais chances de ficar dependente destes alimentos

- Este vídeo de como preparar uma pizza marguerita vai deixar você com fome (VÍDEO)

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
Pedido de pizza pelo Messenger mostra por que o Brasil ~domina~ a internet
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção