Huffpost Brazil

Por que estamos destinados a nos sentirmos sozinhos

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Solidão não é algo de que falamos com frequência.

Há uma certa vergonha em admitir que você não se sente conectado às outras pessoas como gostaria de se sentir.

Mas a cura para a solidão nem sempre e passar mais tempo com outras pessoas. Na verdade, a cura é abraçar esta solidão.

Sentimentos de solidão são uma parte natural e necessária do ser humano, sugere o filósofo Alain de Botton no novo vídeo da The School of Life. Nem duas pessoas conseguem ser exatamente iguais, então é realmente impossível para qualquer um de nós se sentir completamente conhecido ou entendido por outra pessoa. Até a mais extrovertida das pessoas possui uma pequena criatura solitária nas profundezas de seu ser.

Botton recomenda colocar suas emoções em palavras, poemas ou músicas que alguma outra pessoa possa reconhecer como a representação exata do que se está sentindo. Ler ou ouvir o trabalho de outras pessoas irá ajudar a perceber que você é parte de uma tradição histórica ― uma tradição de solidão, felicidade, tristeza e todos os outros sentimentos humanos. E isso é maravilhoso.

Este artigo foi originalmente publicado pelo The Huffington Post e traduzido do inglês.

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

Também no HuffPost Brasil

Close
Livros para falar de emoções com crianças
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção