Huffpost Brazil

Em discurso da derrota, Hillary fala às mulheres: 'Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês'

Publicado: Atualizado:
HILLARY CLINTON
Hillary Clinton addresses her staff and supporters about the results of the U.S. election as former U.S. President Bill Clinton applauds at a hotel in the Manhattan borough of New York, U.S., November 9, 2016. REUTERS/Carlos Barria | Carlos Barria / Reuters
Imprimir

Hillary Clinton, a candidata democrata derrotada à presidência dos Estados Unidos, discursou nesta quarta-feira (9) e mostrou-se aberta a colaborar com o presidente eleito Donald Trump.

Assumindo que os Estados Unidos estão "mais divididos do que pensávamos", a ex-secretária de Estado assumiu a derrota e disse que já cumprimentou o adversário. "Precisamos aceitar o resultado e olhar para o futuro", disse. "Espero que ele seja uma ótimo presidente", completou.

Dirigindo-se diretamente às mulheres, Hillary disse que americanos e americanas devem lutar pelo princípio da igualdade e declarou: "Nada me fez mais feliz do que ser a campeã de vocês".

Em movimento semelhante ao realizado por Trump em seu discurso de vitória, Hillary pediu união ao povo dos Estados Unidos após uma longa e dura campanha. "Se permanecermos juntos, dias melhores virão pela frente, afirmou. Mas aproveitou também para homenagear sua base eleitoral, presente para ver seu discurso. "Vocês são a melhor parte da América".

Ela assumiu ainda que o resultado das urnas foi "doloroso", mas que espera que a união de democratas, republicanos e do povo como um todo seja capaz de construir uma América "esperançosa, inclusiva e de coração grande".

hillary clinton


Em discurso, Trump sinaliza para a união

O republicano Donald Trump foi eleito, na noite desta terça-feira (8), o 45º presidente dos Estados Unidos.

Em sua primeira declaração como presidente eleito, o magnata deixou um pouco de lado o tom extremamente agressivo adotado ao longo da campanha, e disse que os americanos devem gratidão à democrata Hillary Clinton.

"Eu acabo de receber uma ligação da Secretária Clinton. Ela nos parabenizou por nossa vitória, e eu a parabenizei, junto com sua família, pela campanha. Hillary trabalhou muito tempo e muito duro, e nós devemos a ela gratidão por seu serviço ao país", disse ele, que ainda pediu união aos americanos. "Aos republicanos, democratas e independentes, eu digo que é a hora de nos unirmos como um povo", disse Trump, prometendo ser um presidente de todos e "reconstruir o sonho americano".

Adotando um tom motivacional, Trump afirmou que "nenhum sonho é muito grande, e nenhum desafio é inalcançável", dizendo ainda que os americanos merecem "nada menos do que o melhor" e dando um recado para o mundo: sempre colocarei os interesses da América em primeiro lugar.

LEIA MAIS:

- Quais principais os desafios do(a) futuro(a) presidente dos EUA?

- Votação de Trump tem vaia e protesto

- Hillary Clinton vota ao lado de Bill

Também no HuffPost Brasil

Close
13 frases (apavorantes) de Donald Trump
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção