Huffpost Brazil

'PEC do Teto': Seguranças usam spray de pimenta para barrar estudantes no Senado

Publicado: Atualizado:
SEGURANCA SENADO ESTUDANTES
Reprodução / Youtube
Imprimir

Seguranças do Senado Federal usaram spray de pimenta para impedir a entrada de estudantes contrários ao teto de gastos públicos nesta quinta-feira (9).

O relatório do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), favorável à PEC 55/2016, será votado ainda hoje na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Estudantes tentaram entrar por uma porta próxima à biblioteca do Senado, que dá acesso ao corredor das comissões, mas foram barrados pela segurança.

A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou a medida e pediu ao presidente da CCJ, senador José Maranhão (PMDB-PB) que intercedesse junto ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para liberar a entrada dos manifestantes.

"Não é possível a gente ter cerceamento da entrada de pessoas no Senado. Temos um auditório vazio aqui do lado que poderia receber estudantes", afirmou. De acordo com a senadora, um estudante chegou a precisar de atendimento médico.

Nesta terça-feira, o presidente Michel Temer criticou ocupações de escolas públicas contra a reforma do ensino médio e contra o teto de gastos públicos.

"Nós precisamos aprender no país a respeitar as instituições, e o que menos se faz hoje é respeitar as instituições. Isso cria problemas e o direito existe exatamente para regular as relações sociais. Hoje, ao invés do argumento intelectual e verbal, usa-se o argumento físico. Vai e ocupa não sei o quê e bota pneu velho em estrada para impedir trânsito", afirmou no seminário Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil.

O presidente ironizou ainda o desconhecimento sobre a Proposta de Emenda à Constituição que congela despesas da União por 20 anos. "[Pergunto] você sabe o que é uma PEC [Proposta de Emenda Constitucional]? É uma Proposta de Ensino Comercial. Estou dando um exemplo geral de que as pessoas debatem sem discutir ou ler o texto", disse.

LEIA TAMBÉM

- Taxação de grandes fortunas: Oposição sugere alternativas à PEC do Teto

- Temer critica ocupações e ironiza estudantes: 'Você sabe o que é uma PEC?'

- Consultor do Senado dá seis motivos para considerar a PEC do teto inconstitucional

Também no HuffPost Brasil:

Close
'Escolas de Luta': Retratos das ocupações que sacudiram o Brasil
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção