Huffpost Brazil
Marcella Fernandes Headshot

Temer diz ter certeza que 'nada muda' entre Brasil e EUA com vitória de Trump

Publicado: Atualizado:
TEMER TRUMP
Montagem / Agência Brasil / Reuters
Imprimir

O presidente Michel Temer afirmou nesta quarta-feira (9) que as relações entre Brasil e Estados Unidos não serão alteradas com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.

Temer ressaltou o caráter institucional da relação bilateral. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que o presidente já enviou os cumprimentos ao presidente americano recém-eleito e que ele "manifesta disposição para trabalhar conjuntamente com novo governo em Washington em benefício mútuo de nossos povos".

Em entrevista à rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, o peemedebista afirmou ainda que acredita em um bom governo de Trump. “Tenho certeza que as coisas lá irão muito bem”, afirmou.

Durante a campanha, Trump fez fortes críticas a imigrantes, especialmente aos latinos.

Para um dos ministros mais próximos de Temer, Eliseu Padilha (Casa Civil), o resultado nos Estados Unidos não foi "grande surpresa" e reflete um “retrato de um novo tempo do processo político”. “Teremos que aprender a conviver com novos tempos”, afirmou a jornalistas.

Padilha disse ainda que a sociedade norte-americana tem uma democracia “bastante” madura e que não espera grandes mudanças, “como não aconteceria se Hillary Clinton tivesse sido eleita”.

O ministro reforçou também que as relações entre Brasil e Estados Unidos não devem ser afetadas. “A aliança do povo brasileiro com o povo americano se sobrepõe à questão circunstancial de governo", afirmou em referência ao fluxo turístico entre os dois países. Ele descartou mudanças significativas também nas relações comerciais.

LEIA TAMBÉM

- Bolsonaro comemora vitória de Trump e deseja o mesmo para Brasil em 2018

- Putin e outros líderes mundiais comentam vitória de Donald Trump

Também no HuffPost Brasil:

Close
Donald Trump em campanha
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção