Huffpost Brazil

'Socorro!': A reação de Mujica sobre vitória de Trump resume o sentimento de muita gente

Publicado: Atualizado:
JOSE MUJICA
Enrique de la Osa / Reuters
Imprimir

Ex-presidente do Uruguai e mundialmente conhecido por suas medidas progressistas quando esteve à frente do governo do país sul-americano, José Mujica teve uma reação inusitada e espontânea ao comentar a eleição do republicano Donald Trump à presidência dos EUA.

"Uma palavra diz tudo: Socorro! É suficiente e explícita", comentou o atual senador durante a participação em um programa de rádio.

Poucos dias antes da eleição, Mujica comentou a intenção do então candidato republicano de conquistar a Casa Branca. Na ocasião, durante um evento na Itália, o uruguaio disse que Trump não o assustava, "mas sim a gente que o acompanha", que deve permanecer no poder mesmo depois que o magnata termine seu mandato. Ele fez severas críticas ao republicano e disse que "sua imagem é tão grotesca que é até possível sentir uma suave afinidade com a senhora Clinton, que é uma mulher bastante conservadora", disse ele, sobre a candidata derrotada Hillary Clinton.

Em entrevista para um jornal espanhol, o político lamentou que não haja "uma linha direta para escapar para Marte", quando indagado sobre uma inesperada vitória do republicano.

Já o atual presidente do país, Tabaré Vásquez afirmou que qualquer que fosse o resultado, haveria um impacto para todo o mundo.

"O povo norte-americano resolveu e, como corresponde, temos que respeitar a decisão soberana do povo", afirmou o mandatário.


LEIA TAMBÉM:

- Bolsonaro comemora vitória de Trump e deseja o mesmo para Brasil em 2018

- Putin e outros líderes mundiais comentam vitória de Donald Trump

- Obama: 'Não sejam céticos. Não pensem que não podem mudar as coisas'

Também no HuffPost Brasil

Close
Protestos contra Trump
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção