Huffpost Brazil

Em resposta a 'Escola de Princesas', mulheres oferecem oficina de 'desprincesamento' em SP

Publicado: Atualizado:
GIRL POWER
yaruta via Getty Images
Imprimir

A Escola de Princesas chamou a atenção da internet por seus ensinamentos ~peculiares~, como as aulas de penteados e maquiagem, regras de etiqueta, de culinária e de tarefas domésticas.

A jornalista Mariana Desimone e a filósofa e pedagoga Larissa Gandolfo se incomodaram com as propostas da instituição e resolveram oferecer outra opção para aquelas que também não se sentiram confortáveis com o slogan O sonho de toda menina é tornar-se uma princesa.

Assim surgiu a Oficina de Desprincesamento.

Inspiradas nas ações do Escritório de Proteção de Direitos da Infância chileno, cuja ideia é empoderar meninas de 9 a 15 anos por meio de debates e aulas práticas, a dupla preparou um evento de três dias em que temas como auto-imagem e o papel da mídia e publicidade na construção dela, autodefesa e 'o que é ser uma menina' serão discutidos.

De acordo com a descrição do evento no Facebook, a proposta é mostrar para as garotas que elas podem sonhar em ser o que quiserem, inclusive princesas.

"Nossa ideia aqui é dar voz às meninas e mostrar que elas podem ser muito mais do que princesas. Podem ser tudo que quiserem."

Além das atividades focadas nas garotas, o evento também vai oferecer workshops voltados para os pais e educadores destas jovens.

"Com os responsáveis iremos dar dicas de como oferecer um ambiente saudável para que nossas meninas possam crescer confiantes, felizes e saudáveis. Vamos oferecer o necessário para que elas amadureçam no tempo certo, e que tenham tranquilidade para confiar nas próprias decisões."

A Oficina de Desprincesamento vai acontecer em São Caetano do Sul, região metropolitana de São Paulo, nos dias 4, 10 e 11 de dezembro. Os pais participarão apenas do último dia.

O valor da matrícula é de R$ 70 e inclui coffee break, material impresso e diploma.

Para saber mais informações sobre o programa veja aqui.

LEIA MAIS:

- 11 coisas que toda menina deveria saber, mas que a 'Escola de Princesas' não ensina

- 32 aulas que todo menino deveria ter em uma 'Escola de Príncipes' (se ela existisse)

- O dia em que eu virei a Bruxa Má para uma 'Escola de Princesas'

Também no HuffPost Brasil

Close
Por que o feminismo é importante
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção