Huffpost Brazil

Assim como Bela Gil, Fernanda Machado também consumiu placenta: 'Não existe certo ou errado' (VÍDEO)

Publicado: Atualizado:
FERNANDA MACHADO
Reprodução/Youtube
Imprimir

O consumo da placenta está longe de ser consenso quando se trata de temas relacionados à maternidade.

Após diversas celebridades internacionais, como Kim Kardashian, Alicia Silverstone e Jennifer Lopez falarem publicamente sobre a placentofagia, artistas brasileiras também resolveram experimentar e opinar sobre a prática.

A atriz Fernanda Machado é mãe de Lucca de 1 ano e 4 meses. Na última terça-feira (8), ela publicou em seu canal do Youtube um vídeo explicando o que a fez decidir transformar sua placenta em cápsulas e consumi-las no período pós parto.

"Aqui estou eu, contando todos os detalhes dos benefícios que eu senti consumindo a placenta encapsulada no meu pós-parto/puerpério! Esperei 1 ano e 4 meses para falar disso, justamente para poder falar com mais clareza dos benefícios que senti. E como tudo na maternidade, eu acredito que não existe certo ou errado, existe o que funciona pra gente!"

Eu prometi que nesse vídeo eu iria falar sobre a minha experiência com a placenta encapsulada. E como promessa é dívida… Aqui estou eu, contando todos os detalhes dos benefícios que eu senti consumindo a placenta encapsulada no meu pós-parto/puerpério! Esperei 1 ano e 4 meses para falar disso, justamente para poder falar com mais clareza dos benefícios que senti. E como tudo na maternidade, eu acredito que não existe certo ou errado, existe o que funciona pra gente! Para assistir o vídeo completo é só clicar no link acima na bio👆www.realfemachado.tv👆 https://youtu.be/PQxYA2wzLrI #maternidade #maternity #Placentaencapsulada #maternidadereal #maternidadeativa #maternidadeconsciente #maternity #partohumanizado #partonormal #partonatural #planodeparto #Birthplan #naturalBirth #encapsulatedplacenta #placentaencapsulation

A video posted by Fernanda Machado (@realfemachado) on

"Eu confesso que a princípio eu achei a ideia um pouco estranha e meio nojenta […], mas eu ouvi tantas maravilhas sobre isso que não tinha como não tentar”, diz Fernanda no vídeo.

A atriz explicou que a ideia foi incentivada e acompanha por sua doula. Para Fernanda, as cápsulas ajudaram a recuperação do parto e a enfrentar os dilemas do puerpério de forma mais tranquila.

“Eu não tenho como afirmar que todos os benefícios que eu senti vieram da placenta ou se foi um efeito placebo, mas de qualquer maneira eu acho que valeu muito a pena”, defendeu a atriz.

Apesar da popularidade que a prática vem ganhando - a apresentadora Bela Gil, por exemplo, também afirmou ter ingerido a placenta - não há nenhum benefício confirmado cientificamente.

Na pesquisa realizada pela Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, os resultados não foram conclusivos quanto aos efeitos na contração uterina, no ciclo do estrogênio ou na lactação, segundo informações do Bebe.com.

Ainda, os pesquisadores chamam atenção para o risco de se consumir a placenta.

“Não há uma regulamentação sobre como a placenta deve ser armazenada e preparada. Além disso, a dosagem também é desconhecida. Essas mulheres realmente não sabem o que estão ingerindo”, alertou a psicóloga Cynthia Coyle, principal autora do estudo, de acordo com o site Bebe.com.

Independente disso, muitas mães acreditam nos benefícios da placentofagia. Para além de suposições, o compartilhamento de informações é essencial para se chegar a conclusões do que é melhor ou não para cada mulher.

Assista ao vídeo completo de Fernanda Machado:

LEIA MAIS:

- Bela Gil comeu a placenta após dar à luz: 'Fonte incrível de nutrientes'

- Bela Gil sobre ingerir placenta: 'Deve ser uma escolha da mulher consumi-la ou não'

- A placenta geralmente não recebe o reconhecimento que merece

Também no HuffPost Brasil

Close
11 fotos de parto que dão à placenta o lugar de glória que ela merece
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção