Huffpost Brazil

Terremoto na Nova Zelândia faz vítimas, racha estradas e causa alerta de tsunami

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Um forte terremoto atingiu a Nova Zelândia neste domingo (13) — já madrugada de segunda-feira (14) no país. O tremor de 7,8 graus na escala Richter tem potencial destrutivo "severo" e é considerado danoso para a maior parte dos edifícios. O epicentro do terremoto é a 91 km de Christchurch, em South Island, na costa leste.

Aqui está um compilado de cenas de quem enfrentou o sismo:

Ao menos duas pessoas morreram em consequência do abalo, afirmou o premiê da Nova Zelândia, John Key. Os detalhes não foram confirmados.

Estradas ficaram rachadas com o terremoto.

Segundo a Reuters, o primeiro-ministro disse que não há indicação que a situação possa piorar no momento, mas nenhuma hipótese foi descartada.

Autoridades emitiram o alerta de tsunami como efeito do sismo.

Alerta de Tsunami. Ligue o rádio

A Defesa Civil da Nova Zelândia recomendou que todos os moradores da costa deixassem a área onde vivem e subissem para locais afastados do litoral.

No total, cerca de 20 mil neozelandeses saíram da faixa costeira.

Pessoas em todas as áreas costeiras devem ficar longe de praias e mar. Não vá passear neste período. Siga as instruções das autoridades locais.


As áreas mais perigosas, segundo a Defesa Civil, compreendem a costa entre Blenheim e as Península de Banks, além das Ilhas Chatham.

Havia o risco de formação de ondas gigantes por lá.

terremoto

Área do terremoto

Entretanto, o risco de tsunami diminuiu significativamente, de acordo com o Huffington Post Austrália.

O ator e escritor Scott Fack gravou a passagem do tremor em Christchurch:

A cozinha de Richard Bicknell ficou comprometida:

Um helicóptero militar levou ajuda à Kaikoura, cidade costeira próxima do local do terremoto, disse o premiê neozelandês.

LEIA MAIS:

- 7 motivos (alguns, bem particulares) para amar a Nova Zelândia!

- Cidade da Nova Zelândia oferece mais de 1.000 empregos com salário inicial de R$ 10 mil por mês e não tem nenhum candidato