Huffpost Brazil

'Kim Gordinho Terceiro': Kim Jong-Un pede e China censura buscas relacionadas ao seu peso na internet

Publicado: Atualizado:
KIM JONG UN
KCNA via Getty Images
Imprimir

Sites da China estão censurando buscas relacionadas ao termo ""Kim Fatty the Third" ("Kim Gordinho Terceiro", em tradução livre) - um apelido bastante popular e pejorativo que se refere ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.

O movimento vem depois que oficiais norte-coreanos expressaram descontentamento com o fato durante um encontro com autoridades chinesas. Desde então, buscas relacionadas ao tema "Jin San Pang'' na ferramenta de busca Baidu e no microblog Weibo constam como sem resultados desde o início desta semana.

O apelido é uma "piada" com o peso de Kim e seu status como a terceira geração de uma família que vem governando a Coreia do Norte há décadas e é especialmente popular entre os chineses mais jovens e irreverentes.

As relações entre a Coreia do Norte e a China, aliados de longa data, estão abaladas por conta dos frequentes testes nucleares promovidos pela Coreia do Norte, mas Pequim segue apoiando o regime de Kim em termos comerciais e diplomáticos.

De acordo com a Associated Press, Kim Jong -Un nem chegou a ficar sabendo da brincadeira: seus assessores se anteciparam e, imaginando a ira do chefe, pediram formalmente ao governo chinês que proibisse as buscas pejorativas.

Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país, Geng Shuang disse que o relato dos meios de comunicação chineses não correspondem a realidade, mas enfatizou que a China desaprova comentários pejorativos e insultos relacionados a qualquer líder mundial.

LEIA MAIS:

- 'Volta para o seu país': Perfil no Twitter reúne relatos xenófobos e racistas após vitória de Trump

- O problemático histórico de Hollywood de abordagem da escravidão

Também no HuffPost Brasil

Close
Famosos usando o mesmo corte de cabelo de Kim Jong-Un
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção