Huffpost Brazil

Onde estão as mulheres de 'Westworld'?

Publicado: Atualizado:
Imprimir

irmaos

Em Westworld, ainda esperamos saber como “essas deliciosas violências têm finais violentos”, como gostam de dizer os androides do parque futurista. Mas já vimos que essas delícias violentas são desfrutadas primariamente por homens violentos.

Onde estão as mulheres visitantes do parque? Só algumas apareceram até agora no mundo de aventuras que é baseado num período da história americana dominado por homens brancos: uma mulher com o marido, que está posando com um robô criminoso que ele acabou de matar.

Uma mulher de calça (acompanhada por Teddy, que foi morto centenas de vezes) é levada para o quarto por uma das funcionárias do saloon. Uma mulher com uma pequena família que cruza Dolores (que foi estuprada centenas de vezes), quando a androide está pintando.

A maioria dos visitantes são homens hétero que querem curtir matanças e transar como robôs. Mas Westworld certamente parece uma terra de oportunidades iguais. As narrativas são cegas em relação a gênero, raça e histórico.

No saloon, uma cafetina chamada Maeve bebe e conversa em japonês com visitantes. A família que encontra Dolores é negra e, presumivelmente, livre para participar das histórias que quiser. Então o que está acontecendo?

Certamente mais mulheres pagariam pela emoção de fazer o papel de heroína em Sweetwater ou pela liberdade de ignorar a lei sem as consequências da vida real. Certamente algumas seriam mocinhas, outras, bandidas. (E certamente o parque conseguiria fabricar mais michês para as visitantes hétero.)

A ideia de estar num parque cheio de robôs só para divertir os visitantes parece valer o alto preço do ingresso – mesmo que eles não tirem proveito das histórias mais masculinas.

Talvez haja mais mulheres curtindo atividades mais corriqueiras – passeando de barco, andando a cavalo ou dormindo em camas mais confortáveis que as usadas por William e Logan. Talvez, como no filme original de 1973, haja outros parques temáticos, Roma e Medieval, que atraiam mais mulheres.

visitante
Uma visitante (à esquerda) acompanha a narrativa de Teddy.

Mas o pequeno número de mulheres curtindo Westworld parece intencional. As narrativas violentas de velho oeste são amálgamas de todos os filmes e séries de TV de faroeste do passado.

Os visitantes (um bando de “idiotas ricos”, segundo o diretor de narrativas do parque) querem cometer assassinatos e muitas vezes estuprar os androides para sentir um choque de adrenalina sem a culpa ou a ansiedade que sentiriam no mundo real.

Já se argumentou que Westworld é só mais uma série da HBO que retrata mal as personagens mulheres.

Mas Evan Rachel Wood, que interpreta Dolores, afirmou que os telespectadores não deveriam fazer esse tipo de julgamento antes de entender o “contexto” todo.

Como vimos, a realidade de viver essas narrativas no parque Westworld, todos os dias, é quase cômica.

A série Westworld critica o valor do entretenimento baseado na masculinidade violenta que se vê em todo o parque. Ver os homens curtirem a adrenalina na tela, sendo “mocinhos” ou “bandidos” dentro de suas próprias cabeças, simplesmente amplifica essa imagem. E a pergunta: por que as histórias de assassinato e estupro são as mais prazerosas?

As visitantes podem ser menos comuns. Mas as androides são muitas. Enquanto os robôs homens têm defeitos grotescos – um deles destruiu a própria cabeça com uma pedra, outro derramava leite sobre os corpos de androides mortos --, Dolores e Maeve estão acordando para suas realidades de vítimas perpétuas e conseguindo manter-se atentas ao jogo.

“Imagine se esses pobres coitados soubessem o que os visitantes fazem com eles”, pergunta um analista nos bastidores.

Com um levante dos androides cada vez mais iminente, parece que as líderes serão as mulheres. A última história contada por Westworld pode ser o que acontece com os agressores homens quando as mulheres reagem.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 'Westworld': 5 teorias sobre a série que vão te deixar boquiaberto

- Por que você precisa assistir 'Westworld'

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
10 séries de TV para quem gosta de política
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção