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10 produtos que ficaram mais caros antes da Black Friday

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BLACK FRIDAY BRAZIL
Paulo Whitaker / Reuters
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Para ajudar consumidores a encontrar promoções de verdade na Black Friday desta sexta-feira (25), sem descontos maquiados, o Reclame Aqui monitorou o histórico de preços de 1.200 produtos em sites de 105 varejistas. A pedido de EXAME.com, a empresa listou 10 produtos que saltaram de preço às vésperas da promoção.

A pesquisa levou em conta o comportamento dos preços entre 26 de outubro e 22 de novembro, e apontou a maior variação de cada produto nesse período. Não há garantia de que todos os produtos analisados entrarão na promoção.

Para o Reclame Aqui, subir os preços dias antes da Black Friday é uma estratégia das empresas para dar descontos irreais. “Esses produtos que aumentaram de preço podem ficar com valores menores até sexta-feira, mas não tão menores quanto o desconto prometido”, observa o diretor de marketing do site, Felipe Paniago.

A “maquiagem de preços” foi o principal motivo de reclamações de consumidores na Black Friday do ano passado. No entanto, isso não quer dizer que é impossível encontrar promoções verdadeiras, que possam valer a pena para consumidores. Segundo Paniago, há promoções boas e ruins na mesma loja online. O importante é pesquisar antes de se atirar de cabeça nos descontos.

No site Reclame Aqui na Black Friday, há variações de preços de outros produtos que não estão nesta lista. Confira a seguir dez produtos que tiveram uma grande variação de preço nas semanas anteriores à Black Friday:

1) Fogão da Electrolux, no site das Lojas Americanas

Menor preço (8 de novembro): R$ 864

Maior preço (21 de novembro): R$ 1.014

Variação de preço: 17,4%

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2) Geladeira da Brastemp, no site do Walmart

Menor preço (10 de novembro): R$ 1.499

Maior preço (18 de novembro): R$ 1.798

Variação de preço: 19,9%

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3) Playstation 4, no site da Fnac

Menor preço (26 de outubro): R$ 1.899

Maior preço (4 de novembro): R$ 2.099

Variação de preço: 10,5%

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4. Notebook da Lenovo, no site do Walmart

Menor preço (14 de novembro): R$ 1.328

Maior preço (21 de novembro): R$ 1.549

Variação de preço: 16,6%

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5. Smart TV da Samsung, no site da Shoptime

Menor preço (26 de outubro): R$ 3.599,99

Maior preço (6 de novembro): R$ 3.999,99

Variação de preço: 11,1%

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6. Smartphone da Asus, no site Efácil

Menor preço (12 de novembro): R$ 489

Maior preço (13 de novembro): R$ 549

Variação de preço: 12,3%

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7. Guarda-roupa da Viena, no site da Ricardo Eletro

Menor preço (4 de novembro): R$ 429,90

Maior preço (16 de novembro): R$ 599,90

Variação de preço: 39,5%

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8. Colchão da Ortobom, no site das Lojas Americanas

Menor preço (9 de novembro): R$ 899,99

Maior preço (17 de novembro): R$ 1.099,99

Variação de preço: 22,2%

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9. Tênis da Nike, no site da Netshoes

Menor preço (12 de novembro): R$ 220,27

Maior preço (13 de novembro): R$ 279,90

Variação de preço: 27,1%

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10. Lavadora de roupas da Electrolux, no site das Casas Bahia

Menor preço (5 de novembro): R$ 1.199

Maior preço (22 de novembro): R$ 1396,60

Variação de preço: 16,5%

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O que dizem as lojas online

Lojas Americanas

As Lojas Americanas afirmam que somente os produtos identificados com o selo participam das ofertas antecipadas da Black Friday, e que os produtos mencionados por Exame.com não têm selo, portanto, não fazem parte desta lista.

Walmart

O Walmart diz que todos os produtos anunciados no site sofrem alterações diárias de preços, e que isso é uma prática comum de mercado. Segundo a empresa, os dois produtos que aparecem na lista do Reclame Aqui fizeram parte de uma promoção, o Esquenta Black Friday, quando algumas ofertas da Black Friday foram antecipadas durante alguns dias.

Para a Black Friday, a loja afirma ter três compromissos: assegurar o menor preço dos últimos 60 dias, entregar o produto no prazo ou oferecer um ano de frete grátis e garantir que o produto comprado durante a Black Friday não terá seu preço reduzido até 31 de dezembro.

Fnac

A Fnac diz que o video-game que está na lista do Reclame Aqui tem variação de preço determinada pelo fabricante e não entrará na lista de produtos com descontos da Black Friday Fnac.

Shoptime

A Shoptime afirma que somente os produtos identificados com o selo participam das ofertas antecipadas da Black Friday, e que os produtos mencionados por Exame.com não têm selo, portanto, não fazem parte desta lista.

Ricardo Eletro

A Ricardo Eletro afirma que, conforme a estrutura do varejo em geral, a necessidade de venda e a rentabilidade são variáveis. Por isso, segundo a empresa, existe a possibilidade de variação de preço de determinados produtos por certos períodos.

A loja também diz, ainda, que a disponibilidade de estoque de um item também pode colaborar para que essas variações ocorram com determinada frequência, conforme lei da oferta e da procura.

Netshoes

O Grupo Netshoes afirma que realiza, desde 2014, o Black November, que é a extensão das ofertas e promoções da Black Friday para todo o mês de novembro. Segundo a empresa, por esse motivo, é possível verificar uma queda no preço do tênis no começo de novembro.

De acordo com a loja, como todos os produtos não ficam em promoção ao mesmo tempo, mesmo durante o período promocional, o calçado voltou ao mesmo preço aplicado no fim de outubro, em oscilação natural da dinâmica de precificação do varejo eletrônico.

A Netshoes lembra ainda que opera com estoque próprio e em formato de marketplace, o que implica os produtos poderem apresentar preços e disponibilidade diferentes. Para a Black Friday, a empresa prepara ações especiais e descontos em sua dinâmica promocional e reforça o seu total compromisso em manter relação transparente com o consumidor.

Casas Bahia

A Casas Bahia esclarece que as ofertas passam por constantes alterações, devido a políticas mercadológicas, que envolvem uma série de fatores que compõem a precificação de produtos, e à realização de campanhas promocionais, que ocorrem sazonalmente para oferecer os melhores preços e as melhores condições de pagamento aos clientes.

A rede salienta, ainda, que não são todos os produtos à venda no site que participam da Black Friday e que eles serão conhecidos a partir desta sexta-feira, dia 25 de novembro, com a devida sinalização, para facilitar a identificação pelos consumidores.

EXAME.com não conseguiu contato com a assessoria de imprensa da empresa Efácil até o fechamento da reportagem.

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