Huffpost Brazil

Temer, Lula, Aécio... Segundo jornal, tem para todos os gostos na delação da Odebrecht

Publicado: Atualizado:
Imprimir

lula aecio temer odebrecht

O empresário Marcelo Odebrecht e outros 76 executivos da Odebrecht devem concluir nesta quinta-feira (23) a assinatura dos acordos de delação firmados com a Procuradoria-Geral da República dentro da Operação Lava-Jato. Foram nove meses de negociações até que o acordo fosse fechado.

O jornal O Globo informa hoje que ao menos 130 políticos, dos mais variados cargos e partidos, devem ser atingidos pelas delações da empreiteira. Entre esses nomes, estariam o presidente Michel Temer (PMDB), mas também os ministros Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo), José Serra (Relações Exteriores) e Eliseu Padilha (Casa Civil).

Fora do núcleo do atual Palácio do Planalto, os nomes conhecidos na mira das delações também são abundantes. O ex-presidente Lula, mas também o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) surgem como possíveis alvos da empreiteira.

Segundo o jornal, diferente de outras delações, foram necessários documentos que comprovassem as fraudes e movimentações ilegais da empresa para os políticos. O pedido teria seria uma exigência do procurador-geral, Rodrigo Janot.

As denúncias seriam comprovadas por cópias de e-mails em que executivos falam sobre obras irregulares e pagamentos de propina, mas também por extratos bancários e o vasto arquivo do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, área específica da empreiteira para distribuir propina a pedido de diversos setores da empreiteira.

Os acordos de delação estão associados ao de leniência da empreiteira. Por ele, a Odebrecht deverá desembolsar mais de R$ 6 bilhões em multas. Parte dos recursos deverão ser destinados aos Estados Unidos e à Suíça.

LEIA TAMBÉM:

- Marqueteiro diz que recebeu caixa 2 da Odebrecht em campanha de presidente da Fiesp

- Lava Jato: Odebrecht diz que pagou caixa 2 de R$ 23 milhões para José Serra

- Delegado da PF: Odebrecht pagava propina a ‘qualquer governo de qualquer esfera'

Também no HuffPost Brasil

Close
Entenda a Operação Lava Jato
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção