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Black Fraude? Veja as 10 empresas campeãs de reclamações em tempo real

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BLACK FRIDAY SHOPPERS
LEON NEAL via Getty Images
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A Black Friday chegou com muitos descontos... E, como sempre, com muitas queixas.

Nas primeiras seis horas desta sexta-feira (25), só o site Reclame Aqui recebeu um total de 581 queixas. O montante representa uma queda considerável em relação ao ano passado: foram 831 no mesmo período em 2015, o que significa uma baixa de 30%.

A queda das reclamações, no entanto, não significa que há menos fraudes ou problemas na megapromoção. Ela pode estar relacionada com a falta de interesse dos consumidores, diante do segundo ano consecutivo de crise e quedas no consumo e vendas.

Na opinião do CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, as empresas se prepararam melhor para a edição deste ano, mas parece que as promoções não foram suficientes para encantar os consumidores. "O brasileiro continua desinteressado pelas ofertas. Os sites oferecem uma média de 26% de desconto e não os 50% ou 60% que todos esperam numa Black Friday", disse o executivo.

O site disponibilizou ao HuffPost Brasil um ranking em tempo real das empresas que recebem mais queixas no site. As reclamações são bem variadas -- elas vão desde instabilidades dos sites para finalizar a compra até a conhecida "maquiagem nos preços", na qual as empresas inflacionam os valores dias antes e, na Black Friday, diminuem, fazendo parecer uma grande promoção.

No topo dos mais reclamados até às 10h22 desta manhã está o KaBuM!, com um total de 206 reclamações. Ele é seguido pela Americanas.com (73 queixas), Netshoes (49) e Submarino (47). Veja abaixo as empresas campeãs de reclamação nesta edição:

Outro lado

O HuffPost Brasil procurou as empresas para comentar sobre o assunto.

O Walmart informou que todos os produtos anunciados no site sofrem alterações diárias de preços. "Isso é prática comum de mercado", diz a nota. "Os itens citados pelo Reclame Aqui fizeram parte de uma promoção, o Esquenta Black Friday (veja o anexo, por favor), quando algumas ofertas da Black Friday foram antecipadas durante alguns dias (no caso desses produtos, de 10 a 13 de novembro). Isso em caso dos produtos com selo da Campanha. Para a Black Friday, temos 3 compromissos – o menor preço dos últimos 60 dias, entrega garantida no prazo ou um ano de frete grátis e garantia de que o produto comprado durante a Black Friday não terá seu preço reduzido até 31/12."

Já o KaBuM!, líder de reclamações, diz que o total de descontos aplicados já ultrapassa a marca de R$13,5 milhões, quase todo o valor aplicado nas últimas edições. "Quanto às reclamações, elas correspondem a 0,5% dos pedidos atendido sendo aproximadamente 97% delas referentes às ofertas esgotadas. Além disso, a maior demanda de solicitações no Reclame Aqui se dá ao fato do KaBuM! ter sido o e-commerce com maior estabilidade durante o período no país, consequentemente, com maior número de pessoas atendidas."

A Via Varejo, detentora das lojas Casas Bahia, Pontofrio e Extra, informou que "têm como missão a busca pela excelência do atendimento ao cliente como diferencial competitivo, por isso está apurando de forma ágil e transparente os casos relatados. A companhia aproveita a oportunidade para informar que além do SAC e dos canais de rede sociais, em atendimento 24horas até domingo, as marcas contam com departamento de Ouvidoria, que resulta na melhoria da qualidade de atendimento ao cliente."

Já o Magazine Luiza informou que "reitera o seu compromisso de proporcionar aos seus clientes uma campanha séria e com promoções genuínas, estando em constante aperfeiçoamento de seu atendimento visando à satisfação de seus clientes. Com isso, 100% dos consumidores são respondidos e mais de 90% deles consideram a solução bastante satisfatória."

A Netshoes enviou a seguinte nota: "O Grupo Netshoes reforça seu compromisso em oferecer a melhor experiência de compra ao consumidor, investindo constantemente em uma relação transparente e próxima aos clientes, e disponibilizando uma equipe de atendimento, que está trabalhando continuamente nas 24 horas da Black Friday, focada em solucionar situações pontuais que possam ocorrer. Além disso, todos os relatos no ReclameAqui são devidamente analisados para um rápido retorno ao cliente."

A Submarino e Americanas.com não vão comentar sobre o ranking. As demais empresas não responderam até o fechamento da reportagem.

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