Huffpost Brazil

PC Siqueira sobre ansiedade e depressão: 'A pior parte é a sensação de invalidez'

Publicado: Atualizado:
PC SIQUEIRA
PC Siqueira fala sobre depressão em vídeo | Reprodução
Imprimir

PC Siqueira é famoso pelo seu humor ácido, críticas e ironias.

Desta vez, o youtuber usou o seu canal de vídeos para falar de um tema bem mais sério: problemas de saúde mental.

No vídeo intitulado "Ansiedade e Crise de Pânico", PC Siqueira fez um relato de como foi a sua última semana.

"Tudo começa com alguma coisa pequena, uma coisa boba, uma frustração. Você deixa para lá, mas em um certo momento você sente o seu coração palpitar. Você começa a sentir que uma coisa ruim vai acontecer. Começa a perder o ar, sua respiração começa a ficar difícil. Começa a suar e ai você começa a pensar em todas as coisas ruins que aconteceram e que podem levar a acontecer essa coisa muito ruim que você não sabe o que é. Você fecha as portas, as janelas e o seu único refúgio é o seu quarto. A sua cama. Debaixo do seu cobertor. Você espera a coisa ruim, mas a unica má noticia é que você acabou de ter um surto de pânico e ansiedade."

"Depois vem aquela sensação de sonolência. E a sensação de culpa porque você não consegue sair da cama e fazer as coisas mais banais e importantes também. Você acaba deixando para o você do futuro, que não tem depressão nem ansiedade, resolver esses problemas que você simplesmente não consegue resolver agora."

Esta não é a primeira vez que o youtuber trata sobre a depressão em seu canal Mas Poxa Vida. Em 2014, por exemplo, ele publicou um vídeo sobre a doença:

Porém, o relato mais recente mostra um PC Siqueira que fala abertamente sobre a sua própria experiência - e batalha - com as crises de ansiedade, pânico e depressão.

"A pior coisa de ter depressão e ansiedade é a sensação de invalidez que essa doença traz. A sensação de que alguma coisa ruim vai acontecer a qualquer momento te impede de tomar decisões. Mesmo você dormindo sem parar o cansaço não passa e você se sente imprestável."

PC enfrenta a doença "desde que se entende por gente", como explicou em entrevista ao R7.

Mas foi apenas depois dos 20 anos que ele resolveu procurar ajuda profissional para tratar da melancolia que sentia. Na época, disse que foi diagnosticado com depressão crônica e transtorno bipolar.

De lá para cá enfrentou altos e baixos. Chegou a parar com o tratamento, pois argumentou que os medicamentos estavam "modificando a sua personalidade."

Porém, uma crise de depressão o levou de volta à medicação.

Consciente do preconceito e da falta de informação que ronda esse tipo de doença, PC Siqueira acredita ser positivo falar sobre algo tão pessoal e que pode ser um gatilho para memórias ruins.

"Muita gente sofre da mesma coisa e não sabe. Acho positivo falar e as pessoas podem se identificar, algum problema que elas têm e não sabem bem o que é", disse em entrevista ao R7.

No vídeo publicado na última quinta-feira (24), o youtuber que tem mais de 215 milhões de visualizações alertou para a importância de se procurar um tratamento profissional.

O depoimento influenciou seus seguidores nas redes sociais. No post do Facebook, diversos usuários se identificaram com o relato de PC Siqueira e agradeceram ao youtuber por ter dado visibilidade à questão.

Viver bem é o tipo de desejo tão universal que se tornou um direito. Mas não há fórmula ou mágica que o garanta, o que deixa, para cada um de nós, a difícil tarefa de descobrir e pavimentar o próprio caminho. A newsletter de Equilíbrio vai trazer a você textos e entrevistas sobre saúde mental, angústias, contradições e alegrias da vida. Assine aqui para receber novidades no fim de semana.

LEIA MAIS:

- ‘Mas você não parece estar deprimido': 22 relatos sobre o que não está visível na depressão

- Quando termina a tristeza e começa a depressão?

- Como é viver com ansiedade: 15 relatos dos nossos leitores sobre angústias diárias

Também no HuffPost Brasil

Close
5 maneiras de ter um momento de compreensão
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção