Huffpost Brazil

Para homenagear Chapecoense, Atlético Nacional pede que título de campeão seja dado ao time

Publicado: Atualizado:
LUTO JOGADORES
Jogadores do Atlético Nacional estão enlutados | Reprodução/Atlético Nacional
Imprimir

Equipe que disputaria a final da Copa Sul-Americana de Futebol com o Chapecoense, o Atlético Nacional formalizou à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) um pedido abrindo mão do título de campeão. O time colombiano sugeriu que o título seja dado à equipe que foi vítima do acidente aéreo nesta terça-feira (29).

Aqui está a tradução da nota publicada em seu site oficial:

"A dor toma conta dos nossos corações e invade de luto nosso pensamento. As horas têm sido lamentáveis, e nós estamos consternados com a notícia que nunca quisemos ter escutado. O acidente dos nossos irmãos do futebol do Chapecoense nos marcará por toda a vida e, desde já, deixará um inesquecível vazio no futebol latino-americano e mundial. Tudo isso tem sido completamento inesperado; por isso, a dor. Tratavam-se todos eles, os jogadores, corpo técnico, jornalistas e tripulação, de pessoas com muitos sonhos... Por isso, o pranto.

O lamento mundial se estende também à toda a família Verdolaga, que inclui nossos patrocinadores, junta diretiva, corpo técnico, jogadores, a parte administrativa. Todos manifestaram seu desconsolo e desgosto pelo absurdo. A solidariedade não se fez esperar e, da nossa parte, acompanhamos completamente o sofrimento de todos os irmãos que nos abandonaram. Nós compartilhávamos um grande sonho de sermos campeões continentais da Copa Sul-Americana.

Justamente por estarmos muito preocupados pela parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado no qual o Atlético Nacional convida a Conmebol para que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Associação Chapeconese de Futebol como prêmio honorário à grande perda e em homenagem póstuma às vítimas do acidente fatal que deixa em luto o esporte."

Desde cedo, alguns dos jogadores do Atlético Nacional já sugeriam que a Chapecoense fosse declarada campeã. Segundo o maior jornal colombiano, El Tiempo, o zagueiro Gilberto 'Alcatraz' García confirmou que o time manifestou esse desejo. "Esperamos a determinação da Conmebol. Queremos que declare a Chapecoense campeã", disse 'Alcatraz' ao Win Sports.


Mais homenagens

O estádio Atanasio Giradot, em Medellín, na Colômbia, seria palco da primeira final da Copa Sul-Americana disputada pelo Chapecoense e pelo Atlético Nacional nesta quarta-feira (30). Com o acidente aéreo que matou 71 pessoas, incluindo a maioria dos jogadores do time catarinense, o local vai ser palco de uma grande homenagem às vítimas da tragédia.

A equipe colombiana decidiu expressar sua solidariedade àqueles que seriam seus adversários com um ato marcado por trajes e velas brancas:

Amanhã [quarta-feira], às 6h45 da tarde, todos juntos vamos ao estádio vestidos de branco e com uma vela branca em símbolo de solidariedade. #ForçaChapecoense

Close
A trajetória da Chapecoense na Copa Sul-Americana
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

LEIA MAIS:

- 'Eles estavam unindo a cidade de um jeito especial'. O que os torcedores falam da sua Chapecoense

- 'Por aqui só se escuta o som do vento', conta morador de Chapecó