Huffpost Brazil

'Animais Fantásticos': Precisamos falar sobre aquela pena de morte sinistra

Publicado: Atualizado:
SHH  SO CONTO DE FADAS
WARNER BROS
Imprimir

Este texto contém SPOILERS do filme Animais Fantásticos.

Sabemos que no mundo de Harry Potter há castigos previstos para quem desobedece as leis. O terceiro livro da série, O Prisioneiro de Azkaban, nos mostra a prisão de magos, que é como uma Alcatraz com Dementadores.

Esses são os seres tenebrosos e fantasmagóricos usados para sugar as almas dos piores prisioneiros e deixá-los como receptáculos vazios – um destino pior que a morte.

A mais recente adaptação para o cinema de uma obra do universo da série, Animais Fantásticos e Onde Habitam, nos apresenta a mais uma faceta solene da vida dos magos.

Na década de 1920, a época em que a história acontece, a sociedade americana de magia tem seus próprios castigos para quem infringe suas regras – e é possível que sejam ainda mais loucos que os de Azkaban.

Uma pequena revisão da história: quando Tina (Katherine Waterston) e Newt (Eddie Redmayne) são condenados por sua participação suspeita na misteriosa destruição mágica em curso em Nova York, são enviados para um cômodo branco e estéril ocupado principalmente por um lago escuro.

Uma bruxa pega sua varinha e, como já vimos em outras histórias da série Potter, extrai um fio longo e prateado de memória da cabeça de Tina. Ela atira o fio no lago, onde ele desabrocha para formar uma série de cenas calorosas que hipnotizam Tina, que desliza para uma cadeira que está flutuando sobre o lago.

Enquanto Tina olha para suas memórias felizes, atraída por elas como uma mariposa é atraída pela luz, o lago se eleva em volta dela, formando uma sinistra boca de líquido cinza quase negro que queima e derrete a cadeira tão facilmente como se fosse lava vulcânica.

Tina é salva no último instante por Newt. Mas e se isso não tivesse acontecido? Será que a sociedade americana de bruxos realmente executa pessoas, matando-as com lava mágica? Seria um exemplo de compaixão, porque os prisioneiros não saberiam antes qual o destino que os aguarda?

Seria desumano, já que é lava mágica e assustadora? Animais Fantásticos é um filme para crianças? Como assim?

Os oito filmes Harry Potter originais se aventuram por lugares tenebrosos. Vemos bruxos e bruxas combatendo poderes das trevas, incluindo feitiços que matam, feitiços que torturam, feitiços que amarram a vítima à vontade da pessoa que lança o feitiço, magia para criar uma bebida que leva a pessoa a enxergar coisas terríveis, magia que racha almas, magia que amarra uma alma a outro corpo, magia que cria uma figura humana grotesca a partir de um caldeirão.

Talvez o castigo aplicado pela comunidade mágica americana seja simplesmente um reflexo dos tempos. Azkaban colocou os Dementadores na ilegalidade após a Segunda Guerra internacional dos Bruxos, em meados dos anos 1990; talvez os americanos já teriam abrandado seu sistema carcerário até essa data.

Ou talvez não, já que a principal razão por que os Dementadores foram proibidos foi o fato de terem se bandeado para o lado de Voldemort. Lava mágica assustadora não parece ter igual presença de espírito.

Seja qual for a resposta, parece que os próximos quatro filmes Animais Fantásticos devem ir muito além de mostrar o simpático Newt Scamander andando por aí, desajeitado, com sua caixa de criaturas (por mais que nos console e anime vê-lo fazendo isso).

Com a captura do bruxo de magia negra Gellert Grindewald (Johnny Depp, por mais que isso possa parecer bizarro) e a ameaça que este faz no final do primeiro filme, é praticamente certo que Grindewald terá participação destacada no filme número dois.

Se ele tiver alguma coisa em comum com Voldemort, como de fato tem, podemos nos preparar para um novo conjunto de livros que não hesita em aventurar-se em lugares sombrios. Veremos feitiços do mal sendo aplicados – mesmo, ao que parece, pelos “mocinhos” da sociedade americana de magia.

Mas estamos falando de Harry Potter. O bem derrota o mal, e o amor fala mais alto que o ódio. Até o final de Animais Fantásticos, podemos prever que o otimismo inato da série de J.K. Rowling nos puxe para a luz.

Animais Fantásticos e Onde Habitam está em cartaz no Brasil desde 17 de novembro.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 'Animais Fantásticos' fala sobre perseguição. E estreou em um momento perfeito

- J.K. Rowling sobre Depp em 'Animais Fantásticos': 'Estou muito satisfeita. Ele fez coisas incríveis'

- J.K. Rowling presenteia menina síria com TODOS os livros de 'Harry Potter'

Também no HuffPost Brasil:

Close
'Harry Potter': O antes e depois dos atores
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção