Huffpost Brazil

Após prestar queixa de racismo, participante do 'The Voice Kids' recebe apoio de Milton Nascimento

Publicado: Atualizado:
Imprimir

Franciele Fernanda da Silva, participante do The Voice Kids, prestou queixa na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (10).

A mato-grossense de 14 anos denunciou um homem que fez ofensas racistas contra ela na web após sua participação no programa da Globo no último domingo (8).

Franciele brilhou no palco com a canção Maria Maria, um dos sucessos de Milton Nascimento. Ela conquistou os jurados, o público de casa e o próprio autor da canção. Em sua página no Facebook, Milton Nascimento declarou sua torcida pela jovem na competição.

"Franciele Fernanda, jovem mato-grossense de Arapitanga, 14 anos de idade, moradora do Vidigal, no Rio, deu show ontem cantando "Maria Maria" no palco do The Voice Kids - Brasil! Parabéns menina! Você emocionou a todos nós! Querida Ivete Sangalo, nossa irmã de música, cuide bem dessa pérola - é uma joia rara brasileira! Estamos na torcida!!"

A publicação do artista recebeu inúmeros comentários ofensivos. Em um deles, um sujeito identificado como Danilo Ruas se referiu à Franciele como “neguinha”.

facebook

De acordo com o Estadão, o caso foi registrado como injúria por preconceito e a pena pode chegar a 3 anos de prisão. Na investigação do caso, a polícia pedirá quebra de sigilo para identificar se o perfil do agressor é verdadeiro ou falso.

Em entrevista ao RJ TV, da Globo, a adolescente falou sobre o episódio:

"Fiquei muito feliz quando vi o post do Milton, ainda nem tive coragem de escrever agradecendo a ele. Depois vi as ofensas e fiquei triste, mas também indignada, por isso disse para minha mãe que queria fazer uma denúncia disso. E que outras vítimas, como eu, se inspirem para denunciar também.”

A mãe de Franciele também comentou o ocorrido:

"Primeiro pensei que era coisa de criança, mas quando vi que um homem adulto estava fazendo isso fiquei muito chocada e resolvi apoiar minha filha. Nunca passamos por isso aqui ou em nossa terra natal, é tudo muito triste.”

Nesta quarta, Milton Nascimento publicou em seu Facebook um vídeo de apoio à jovem cantora.

"Estou aqui acompanhado o caso da menina Franciele, do 'The Voice Kids', que cantou magnificamente uma música minha. Espero que essas coisas que falaram a respeito, 'a neguinha', essas coisas, que a polícia dê um jeito nesse tipo de coisa. Porque não pode haver nenhum tipo de preconceito, nem de cor, nem de nada. Meus parabéns para a Franciele mais uma vez.”

Assista no player abaixo:

LEIA MAIS:

- Por que a indicação e a premiação de atores negros no Globo de Ouro é importante

- Crime de ódio em Chicago, com tortura a homem com problemas mentais, é exibido ao vivo no Facebook

TAMBÉM NO HUFFPOST BRASIL:

Close
21 vozes negras muito especiais pelas quais somos gratos em 2016
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual

Sugira uma correção