Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Amanda Negrini Headshot

'Guerras Alheias': Documentário mostra polêmica campanha de combate às drogas

Publicado: Atualizado:
Imprimir

2016-06-10-1465569720-2317635-GA_ENTREVISTADOS_VICENTECALAPUCHA_3.2.21.jpg

O cineasta colombiano Carlos Moreno teve a ideia de criar um documentário para discutir a polêmica campanha de pulverização aérea na Colômbia.

Como parte da luta contra o narcotráfico, o país utilizou o glifosato como ferramenta para exterminar o cultivo da folha de coca.

O problema é que o herbicida foi apontado como agente potencialmente cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde em 2015.

A atração, que conta com mais de 30 entrevistas com especialistas envolvidos no assunto, mostra que a parceria realizada entre a Colômbia e os Estados Unidos na guerra contra as drogas prejudicou sobretudo a vida dos camponeses e dos indígenas.

O contato com o glifosato afetou gravemente a saúde da população, provocando doenças dermatológicas, disfunções respiratórias, intoxicação, deformidades congênitas e abortos.

"A questão das pulverizações aéreas com glifosato na Colômbia é um apêndice do conflito armado entre a guerrilha e o Estado. Guerras Alheias é um convite para refletir sobre o drama das vítimas anônimas da guerra contra as drogas. [...] O documentário tem a virtude de nascer nesta zona cinzenta, em que se ouvem as vozes de pessoas que foram abandonadas, ignoradas e até silenciadas", afirmou Moreno.

A atração tem estreia programada para dia 13 de junho às 22 horas na HBO.

Assista ao trailer abaixo:

LEIA MAIS:

- 6 lições para aprender com 'The Good Wife'

- 4 motivos para NÃO PERDER a estreia de 'American Crime Story'

Também no HuffPost Brasil:

Close
10 séries de TV para quem gosta de política
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual