Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Arianna Huffington Headshot

Hola! da Cidade do México: Apresentando o HuffPost México

Publicado: Atualizado:
MEXICO CITY
Jeremy Woodhouse via Getty Images
Imprimir

Hola da Cidade do México. Estou aqui com nossa equipe internacional para o lançamento do HuffPost México, a 16ª edição do The Huffington Post fora dos Estados Unidos. É o mais recente marco da nossa expansão internacional, que começou em 2011 com o HuffPost Canadá. Também é um momento especial para mim, pois é o último lançamento de que participo como editora-chefe do HuffPost antes de me dedicar ao Thrive Global. Cada nova edição internacional do HuffPost é uma oportunidade de revisitar nosso DNA e nos lembrar de quem somos. Não há melhor maneira de fazê-lo construindo algo novo, num lugar novo, como fizemos em São Paulo, Londres, Seul e no Maghreb.

O México é o maior país de língua espanhola do mundo (os Estados Unidos são o segundo), e vamos usar todas as ferramentas à nossa disposição para contar as histórias mais importantes do país - e, mais importante, usaremos o poder da plataforma HuffPost para ajudar os mexicanos a contar suas próprias histórias. Estamos empolgados por entrar no mercado em parceria com o Grupo Imagen Multimedia, uma das maiores empresas de mídia do México, dona do segundo jornal mais antigo do país, o Excelsior - fundado em 1917 --, além de iniciativas digitais, de TV e de rádio. Não poderia haver melhor época para trazer o HuffPost para o México. Donald Trump baseia sua candidatura em propostas que incluem construir um muro entre os Estados Unidos e o México e já chamou os mexicanos de assassinos e estupradores. Mais do que nunca, é importante abrir uma conversa entre os dois países, construir pontes e contradizer essa narrativa falsa e perigosa. Nossa missão de informar, inspirar, entreter e empoderar não poderia ser mais relevante no México neste momento.

Como escreveu Howard Fineman no HuffPost, "esperamos, que compartilhando as reportagens do México com o mundo - e vice-versa --, possamos responder às provocações com compreensão".

Não há dúvidas de que o México enfrente desafios enormes, da violência dos cartéis do narcotráfico e dos sequestros aos níveis alarmantes de pobreza e desigualdade. Histórias dramáticas, como a saga do narcotraficante "El Chapo" e o caso ainda não-resolvido do desaparecimento dos 43 estudantes em uma noite de setembro de 2014 na cidade de Iguala, criam a percepção de que o México é um país perigoso e sem leis.

Como escreveu Tom Friedman numa recente visita ao país: "Tudo o que você lê sobre o México é verdade: cartéis de narcotráfico, sindicatos do crime, corrupção e impunidade afetam o país. Mas essa é só metade da história".

O HuffPost México vai contar a história inteira. Não vamos só falar dos desafios do país, mas também de como os mexicanos respondem a eles - das abordagens criativas para reduzir a poluição na capital ao trabalho de empreendedores sociais em lugares como Monterrey. A cidade ficou conhecida como o Vale do Silício mexicano, atraindo empreendedores e inovadores determinados a resolver alguns dos maiores problemas do país.

Os laços que unem México e Estados Unidos são fortes e resistirão com facilidade às ofensas e ao menosprezo de pessoas como Donald Trump. Mais de um entre cada dez americanos tem descendência mexicana, e os mexicanos são de longe a maior população hispânica no país. Não há momento melhor para uma conversa aberta e robusta entre os dois países para reforçar estes laços, pois a população do México é uma das mais conectadas do mundo, com 80% da audiência nas redes sociais e 75% consumindo vídeos online.

E estamos muito contentes por saber que Laura Manzo será a editora-chefe do HuffPost México. Com mais de 15 anos de experiência na mídia mexicana, incluindo o lançamento local da revista InStyle e a direção da revista de entretenimento Quién. Ela conhece profundamente o cenário da mídia digital no país e as questões mais importantes para os mexicanos.

Bienvenido ao HuffPost México! Como sempre, deixe seus comentários abaixo.