Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Carla Furtado Headshot

Oba, é segunda-feira!

Publicado: Atualizado:
HAPPINESS
Sam Edwards via Getty Images
Imprimir

E se a ciência desse uma mãozinha para a semana começar bem? Pois bem: reunimos formas naturais de elevar a serotonina, um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Confira a seguir.

Indução do Humor

A relação entre humor e serotonina é uma via de mão dupla. Ou seja: a serotonina afeta o humor e vice-versa. A indução de pensamentos positivos é um recurso simples e efetivo. Desenvolva um certo afeto pela segunda-feira, mesmo que a princípio pareça artificial. Afinal, é o início de uma nova semana, com todos as possibilidades que isso traz.

Banhos de Sol

A exposição regular ao sol eleva os níveis de serotonina, tornando-nos mais ativos e atentos. Alterações como desordem afetiva sazonal (SAD), depressão sazonal e alterações de humor estão cientificamente ligadas à falta de luz solar. Vale saber que a Vitamina D, que depende de banhos de sol curtos, é essencial à produção de serotonina. Não perca a chance de pegar sol no domingo - por 15 minutos, antes das 10 horas e preferencialmente sem filtro solar. Em caso de dúvida quanto aos riscos, converse com seu dermatologista.

Atividade Física

O exercício tem potencial antidepressivo e alguns pesquisadores defendem sua capacidade de aumentar a função cerebral responsável pela produção de serotonina. Comece a segunda-feira em movimento, escolha a atividade que melhor se adapta ao seu estilo.

Alimentação

Alimentos ricos em L-triptofano estão ligados ao humor e à atividade cognitiva, possivelmente por ser precursor da serotonina. O peito de peru é uma das principais fontes desse aminoácido, assim como o camarão. Sementes de abóbora e girassol, castanha de caju, amêndoas, nozes e amendoim são boas opções de lanches ricos em L-triptofano. Feijão, ervilha e lentilha também são fontes importantes. Peça ao seu nutricionista para privilegiar a inserção do aminoácido em sua dieta.

LEIA MAIS:

- 7 dicas valiosas para deixar o medo e investir na produtividade

- Quem ri a dois ri melhor

Também no HuffPost Brasil:

Close
5 maneiras de cultivar a felicidade
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual