Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Carla Furtado Headshot

Um lembrete para para celebrar o Dia do Amigo

Publicado: Atualizado:
HOLIDAYS FAMILY
oneinchpunch via Getty Images
Imprimir

Hoje é Dia Internacional do Amigo e, por isso mesmo, quero falar de gratidão - um das práticas responsáveis por aumentar nossa reserva de felicidade, trazendo com isso ganhos secundários como melhora do sistema imunitário, da qualidade do sono e da confiança em si mesmo e nos outros.

Estudos mostram que os amigos são a principal fonte de gratidão. É nas relações com aqueles a quem concedemos a chave de nossa intimidade que obtemos a matéria-prima para esse sentimento nobre e promotor de saúde e bem-estar. É na mão que se estende na hora da adversidade, no ombro que se aproxima quando as lágrimas não podem ser contidas e no sorriso honesto de quem se alegra com nossas conquistas que experimentamos a mais essencial gratidão. Somos muito pouco sem o olhar afetuoso dos amigos que acaba por funcionar como um espelho que usamos para conhecer nosso próprio valor.

A Psicologia Positiva sugere um exercício simples, mas potente no que diz respeito à expressão da gratidão. Dr. Martin Seligman, precursor dessa ciência, é o criador da atividade. Escolha uma pessoa que seja ou tenha sido relevante em sua vida e à qual você não teve a oportunidade de agradecer. Escreva uma carta de uma página - não vale telefone ou e-mail. Tome o tempo necessário, descrevendo tudo que ela lhe ofereceu e de que forma foi determinante em sua trajetória. Agende um horário com ela, sem mencionar a motivação. Leve duas cartas: uma que entregará ao amigo e outra que lerá em voz alta.

Escrever uma carta de gratidão pode impactar a felicidade em até 10%. A partir de três cartas, esse índice sobre para 20%. Esses são dados do estudo publicado por Adam Grant e Francesca Gino, no Journal of Personality and Social Psychology, em 2010. Então, o que está esperando? Escolha o amigo que hoje merece esse presente.

LEIA MAIS:

- Infelizes, só que não

- Oba, é segunda-feira!

Também no HuffPost Brasil:

Close
Melhores amigos antes e depois
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual