Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Carolina de Andrade Headshot

É possível empreender com alma

Publicado: Atualizado:
JOB LOVE
Henrik Sorensen via Getty Images
Imprimir

Trabalho há aproximadamente 18 anos com empreendedorismo de impacto social, e comecei com 18 anos esta jornada. Calculem minha idade. E nunca estive tão certa que a inovação social só faz sentido quando tem um olhar de dentro para fora e de fora para dentro, ou seja, que combine o que há de mais genuíno e original sobre si mesmo e que tenha clareza de sua teoria de mudança ao mesmo tempo que surfa a crista da onda da inovação, que está cada vez mais veloz. Pra mim combinar estes dois movimentos é empreender com alma, é criar sua iniciativa com uma base sólida e forte. É o oposto do "empreendedor de palco", que já li umas críticas interessantes sobre, e que pode ser vazio e não sustentável.

Para mim tudo começa com o olhar de dentro, acredito muito que se queremos mudar o mundo, começamos por mudar a nós mesmos. Para mim a tarefa de empreender para um mundo melhor exige uma fortaleza de valores internos que todo o empreendedor social deve ter clareza, e para isso, deve-se permitir momentos pessoais de auto-reflexão usando a metodologia e forma que seja mais confortável para o empreendedor, pode ser um coaching, uma terapia, cursos de auto-conhecimento e até disciplinas em leituras e trocas com amigos. Fundamental é ter clareza dos valores que quero imprimir na minha iniciativa, e quais são meus talentos e meus desafios pessoais.

Mas é fundamental nesta jornada também o olhar para fora, com duas frentes: entender minha teoria de mudança e as inovações que mais influenciam minha iniciativa. Ano passado foi o ano que mais tive momentos "aha!" (momentos de insights) sobre teoria de mudança, ao fazer a nossa própria do Social Good Brasil (SGB), e ao entrar em contato com a metodologia do SGB Camp, um novo programa que estamos organizando com a metodologia de um parceiro, a GSBI, que incuba negócios sociais há 12 anos, baseados no Vale do Silício.

O meu insight mais relevante foi entender a diferença entre métricas de impacto social e métricas de negócio. Por exemplo, no caso do SGB, é métrica de impacto mais pessoas criando e colaborando com inovações sociais, já que nosso impacto esperado é influenciar pessoas a serem protagonistas de mudanças sociais e ambientais. E uma das métricas de negócio é o número de empreendedores inscritos, participantes e finalistas de nossos programas como o SGB LAB e o Camp.

E finalmente, estar antenado com inovações é que permite que sua iniciativa seja atual e que sua solução não se torne obsoleta rapidamente. Maravilhoso se no caso de uma solução para um problema social resolver o problema de tal forma que não seja mais necessária, mas não é disso que falo aqui. Estou falando do caso de você resolver o problema de forma tão incremental que em breve será descontinuada por soluções radicais que terão mais impacto e sustentabilidade. Por exemplo, desenvolver um app para melhorar uma metodologia sendo que em breve uma nova será introduzida. E mais, além disso, estar antenado com inovações tecnológicas que influenciam comportamento e gestão como blockchain (tecnologia do Bitcoin), as organizações plataforma, modelos colaborativos e horizontais, exponenciais e principalmente negócios de impacto.

A grande verdade é que considero simples reconhecer os empreendedores que fazem tudo com alma, porque eles são os que me inspiram, são os que vão além do trivial, que quando falam, falam naturalmente com profundidade e propósito, e que constroem uma história sólida e admirável. Vejo este potencial em todo ser humano, basta apenas ter a coragem de trazer sua forma mais original sem comparação e sem esperar glamour mas impacto real.

LEIA MAIS:

- Além da crise, além da internet, está a "destruição criativa" e uma nova lógica de empreender

- Por que confrontar nossos medos pode nos levar a ser mais inovadores

Também no HuffPost Brasil:

Close
Frases budistas para inspirar seu trabalho
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual