Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Daniel Izzo Headshot

Seleção de investimentos. Existe uma fórmula?

Publicado: Atualizado:
BUSINESS
Sam Edwards
Imprimir

Uma atividade bastante importante do nosso trabalho na Vox Capital é o de buscar empresas com potencial de entregar impacto social em escala, além de retorno financeiro positivo.

O principal critério de seleção, disparado, são as pessoas. Note que falo pessoas no plural, o que já exclui os empreendedores "heróis" ou extremamente centralizadores. É uma equipe, com experiências, habilidades e temperamentos complementares que pode tirar uma ideia do papel e transformá-la em um grande negócio.

Deve haver respeito, deve haver admiração e deve haver harmonia nas ações, por anos a fio, para que as coisas funcionem.

Outra característica importante para a equipe e seus lideres é resiliência. É muito difícil criar algo incrível e inovador. Muitos obstáculos e dificuldades irão surgir ao longo do caminho. Por isso a visão deve ser clara e as pessoas precisam ter paixão genuína pelo que fazem.

Em nossa experiência, as empresas que vão melhor são aquelas em que os empreendedores realmente estão apaixonados por resolver um problema real que os incomoda, e não aqueles que estão buscando uma forma rápida de ganhar dinheiro. Alinhamento de propósito e paixão são fundamentais para aumentar a resiliência e superar os problemas que, certamente, surgirão.

Além da equipe, também avaliamos se a empresa tem um modelo de negócios que pode alcançar escala, se a solução desenvolvida realmente melhora a vida das pessoas que tem acesso a ela e, finalmente, se o que podemos oferecer, como Vox Capital (dinheiro e outros apoios não financeiros), é do que a empresa precisa.

Mas, claro, primeiramente: pessoas, pessoas, pessoas!

LEIA MAIS:

- Empreendedorismo Inovador como alternativa à crise

- Como funcionam os investimentos de capital empreendedor

Também no HuffPost Brasil:
Close
8 ideias bobas que viraram negócios milionários
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual