Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Denise Tavares Aché Headshot

Dicas para Jovens Profissionais terem uma imagem mais Madura

Publicado: Atualizado:
OUTFIT WORK
XiXinXing via Getty Images
Imprimir

Como já falei aqui algumas vezes, cada cliente que eu atendo, é um universo diferente. Cada pessoa que me procura, traz sua questão, sua dificuldade, inserida dentro do contexto particular dela, daquele mundo em que ela vive.

No entanto, nesses anos atendendo, vejo que algumas questões às vezes se repetem.. Claro que o caminho de trabalho escolhido para cada, ainda assim, é diferente, pois são corpos diferentes, personalidades diferentes, orçamentos diferentes, vidas diferentes.

Duas questões são muito comuns nos atendimentos. A primeira é para as que trabalham no meio corporativo mais formal, que precisam se vestir com bastante seriedade e profissionalismo e sentem muita dificuldade em encontrar a fórmula certa para um look adequado sem parecer muito careta, sem envelhecer.

A outra é o oposto, jovens profissionais, que ainda possuem uma cara de "novinha" e precisam, de alguma forma, quebrar isso com o look, passando uma imagem mais madura.

Hoje vou dar algumas dicas que podem ajudar quem tem dificuldade no segundo caso. Como usar a imagem para parecer mais madura no ambiente profissional. E aqui não estamos falando apenas de escritório mais formal. Acho que a dificuldade maior é justamente para profissionais que não estão no dresscode mais rígido, portanto tem uma linha mais tênue entre roupa de trabalho e roupa de lazer...

1.Fuja da camiseta de malha. Se você já tem uma cara mais jovem e busca parecer mais madura e séria, escolha uma opção com tecido plano. A camiseta de malha pode fazer você parecer ainda mais jovem e dar aquele ar de "estou indo pra faculdade", um ar de despojamento.

2.Evite rabo de cavalo alto. Se você precisa prender o cabelo, use um coque ou rabo baixo. Aquele cabelo preso lá no alto é bem jovem e reforça justamente o que você quer evitar.

3.Escolha algumas peças mais clássicas para seu look. Trazer elementos clássicos para sua roupa, como uma calça de alfaiataria com um corte mais reto, uma camisa de botão ou um blazer, vai te ajudar a comunicar mais seriedade e maturidade.

4.Evite elementos "fofos" na sua roupa. Lacinhos, estampas de ursinho, florzinhas muito pequenas e coisas do tipo, infantilizam a sua imagem.

5.Peças muito "românticas" também reforçam uma imagem mais feminina e doce, não ajudando muito quem quer passar mais seriedade. Evite babados, peças rodadas e similares. Dê preferência para cortes mais retos, menos arredondados.

LEIA MAIS:

- 5 dicas pra se vestir bem no trabalho (e se sentir à vontade)

- Vestir-se de gentileza