Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Dorly Neto Headshot

Ouça 'Bandida', novo CD da incrível MC Carol

Publicado: Atualizado:
MC CAROL
Reprodução/Facebook
Imprimir

Conheci MC Carol pessoalmente em março de 2014, durante minha primeira apresentação no Heavy Baile, onde ela foi a atração principal. Como sempre um show incrível; divertido, hipnotizava a todos com sua presença de palco e vigor.

As músicas eram cantadas por todos, como hinos. Mesmo as faixas que ainda não tinham sido gravadas em estúdio já estavam na boca da galera, tamanho o efeito viral de suas composições.

De lá para cá a aproximação se tornou uma relação de afeto. Por ela carinhosamente sou chamado de "Dorlyvaldo". Virei residente do Heavy Baile e Carol, uma parceira do projeto. E essa parceria resultou, recentemente, na produção de seu novo álbum, nomeado Bandida, o qual foi musicalmente orquestrado por Leo Justi (criador do Heavy Baile) e viabilizado pela produção executiva de Ana Paula Paulino (produtora do Heavy Baile e da MC Carol).

Bandida é a identidade afirmativa que Carol carrega desde o início de sua carreira - e da vida. Como ela mesmo já relatou em dezenas de entrevistas, ser mulher negra, vivendo em regiões periféricas violentas, a tornou uma adolescente reativa.

"Falar alto comigo já era motivo de eu agredir, nem precisava xingar", disse, em entrevista à BBC.

Essa violência se canalizou na figura da Bandida, a mulher que "metia respeito", que fazia o seu namorado lavar suas calcinhas e que aceitava a busca pelo seu próprio prazer sexual.

O disco apresenta não apenas uma Carol musicalmente versátil mas poeticamente plural.

As letras continuam engraçadas e com boas sacadas. Damos risadinhas a cada verso, seja pelo humor ou pela identificação com as cenas narradas.

Leo Justi conseguiu manter a verve funkeira da Carol em boa parte das músicas e introduzir uma Carol rapper, nas músicas Não Foi Cabral, Delação Premiada e 100% Feminista (que conta com parceria da Karol Conka e Tropkillaz).

Recomendo ouvir este álbum e sentir a evolução artística e musical da MC Carol, que hoje se destaca como uma das cantoras mais completas da cena alternativa, mesmo com sua pouca idade. Seguimos por aqui ansiosos com o segundo álbum.

Álbum completo:

LEIA MAIS:

- O que não sabemos sobre a periferia no Brasil?

- Como o trabalho de base das religiões pode fortalecer a democracia?

Close
19 mulheres que fizeram história na Olimpíada do Rio
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual