Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Dr. Travis Bradberry Headshot

14 coisas que as pessoas absurdamente bem-sucedidas fazem todos os dias

Publicado: Atualizado:
SUCCESSFUL PEOPLE
bilderlounge/bilderlounge via Getty Images
Imprimir

Ter acesso a pessoas ultra-bem-sucedidas às vezes proporciona informações superinteressantes sobre quem elas são de verdade, o que as mobiliza e, o que é mais importante, o que as faz ser tão produtivas e bem-sucedidas.

"Sempre que você vê uma pessoa bem-sucedida, você só enxerga as glórias públicas, não os sacrifícios privados feitos para alcançar essas glórias." - Vaibhav Shah

Kevin Kruse entrevistou recentemente mais de 200 pessoas ultra-bem-sucedidas, entre as quais sete bilionários, 13 atletas olímpicos e vários empreendedores de sucesso. Uma de suas fontes de informação mais interessantes veio das respostas que os entrevistados deram a uma pergunta simples:

"Qual é o segredo número um de sua produtividade?"

Em meio às respostas dadas, Kruse encontrou algumas sugestões fascinantes. Veja a seguir algumas de minhas favoritas.

As pessoas altamente bem-sucedidas pensam nos minutos, não nas horas. As pessoas geralmente organizam sua agenda em blocos de uma hora ou meia hora.

Já as pessoas altamente bem-sucedidas sabem que cada dia tem 1.440 minutos e que não existe nada mais valioso que o tempo. Podemos perder dinheiro e ganhá-lo de novo, mas o tempo gasto não é recuperado jamais.

A legendária ginasta olímpica Shannon Miller disse a Kevin: "Até hoje sigo uma agenda em que tudo que vou fazer está previsto praticamente minuto por minuto." É preciso controlar seus minutos para controlar sua vida.

Eles se concentram em apenas uma coisa. As pessoas ultraprodutivas sabem qual é sua "tarefa mais importante" e dedicam uma a duas horas a ela todas as manhãs, sem interrupções. Qual é a tarefa que terá o maior impacto para você alcançar suas metas? Que realização vai lhe valer uma promoção no trabalho? É a isso que você deve dedicar suas manhãs, todos os dias.

Elas não usam listas de tarefas a cumprir. Jogue fora sua lista de tarefas; em lugar de uma lista, programe tudo na sua agenda. Apenas 41% das coisas que constam das listas de coisas a fazer chegam a ser feitas de fato.

Todas aquelas tarefas não cumpridas geram estresse e insônia, devido ao efeito Zeigarnik, que, basicamente, significa que as tarefas não concluídas continuam presentes na sua cabeça enquanto você não as fizer. As pessoas altamente produtivas colocam tudo na agenda e então seguem a agenda rigorosamente.

Elas derrotam a procrastinação, lançando mão de viagens no tempo. Não dá para confiar no seu eu futuro, porque somos inconstantes temporais.

Compramos verduras hoje porque achamos que comeremos saladas saudáveis a semana inteira; então, no futuro, jogamos fora as verduras podres. As pessoas bem-sucedidas decidem o que podem fazer agora para garantir que seu eu futuro fará a coisa certa. Preveja como você vai se sabotar no futuro e crie uma solução hoje para derrotar seu eu futuro.

Elas jantam em casa. Kevin aprendeu esta máxima com Andy Grove, da Intel, que lhe disse: "Sempre há mais coisas a fazer, mais coisas que precisamos fazer, mais coisas que poderíamos fazer". As pessoas altamente bem-sucedidas sabem o que valorizam na vida.

Sim, elas valorizam o trabalho, mas sabem o que mais valorizam. Não existe uma resposta única, mas, para muitas pessoas, esses outros valores incluem tempo passado com a família, exercícios físicos e fazer algo em prol dos outros.

Elas dedicam conscientemente seus 1.440 minutos por dia para cada área que valorizam (ou seja, incluem essas áreas em sua agenda), e então seguem a programação que traçaram.

Elas usam um caderno. Richard Branson já comentou em mais de uma ocasião que não teria conseguido construir a Virgin sem um caderno simples que ele leva junto para onde quer que vá.

O armador grego Aristóteles Onassis, em uma entrevista, recomendou: "Sempre leve um caderno com você. Anote tudo. Essa é uma lição de um milhão de dólares que não ensinam na faculdade de administração.

" As pessoas ultraprodutivas libertam sua mente, anotando tudo à medida que as ideias vêm à sua cabeça.

Elas só processam seus e-mails duas ou três vezes por dia. As pessoas ultraprodutivas não ficam checando seus e-mails o dia inteiro.

Elas não reagem a cada vibração ou toque para ver quem foi que se manifestou em sua caixa de entrada. Ao invés disso, fazem o que fazem com todo o resto: programam momentos para processar seus e-mails com rapidez e eficiência. Algumas só o fazem uma vez por dia; outras, de manhã, ao meio-dia e à noite.

Elas evitam a qualquer custo participar de reuniões. Quando Kevin pediu a Mark Cuban seu melhor conselho sobre produtividade, Mark respondeu imediatamente: "Nunca participe de reuniões, a não ser que alguém vá preencher um cheque". Reuniões são uma notória perda de tempo. Elas começam com atraso, têm as pessoas erradas presentes, dão voltas e mais voltas na discussão dos tópicos e se estendem demais. Sempre que possível, evite ir a reuniões para as quais você é convidado e promova menos reuniões, você mesmo. Quando você promove uma reunião, encurte-a ao máximo. Seja objetivo.

Elas dizem "não" a praticamente tudo. O bilionário Warren Buffet disse certa vez: "A diferença entre as pessoas bem-sucedidas e as muito bem-sucedidas é que as muito bem-sucedidas dizem 'não' a praticamente tudo." E James Altucher deu a seguinte dica:

"Se você não vai dizer 'uau, com certeza!' a alguma coisa, diga 'não'". Lembre que você só dispõe de 1.440 minutos por dia. Não os entregue de mão beijada.

Elas seguem a regra do 80/20. Conhecida como o princípio de Pareto, essa regra diz que, na maioria dos casos, 80% dos resultados são produzidos por apenas 20% das atividades. As pessoas ultraprodutivas sabem quais atividades geram os maiores resultados. Concentre-se nessas atividades e ignore as outras.

Elas delegam quase tudo. As pessoas ultraprodutivas não perguntam "como posso realizar esta tarefa?" Em vez disso, perguntam, "quem pode dar conta desta tarefa?" Sempre que possível, elas tiram o "eu" da equação. As pessoas ultraprodutivas não querem controlar tudo elas próprias e não são microadministradoras. Em muitos casos, para elas, o suficientemente bom é bom o suficiente.

Elas só mexem com as coisas uma vez.Quantas vezes você já não abriu uma correspondência qualquer - uma conta a pagar, por exemplo - e então a deixou de lado para cuidar dela mais tarde? Quantas vezes não lê um e-mail e então o fecha e deixa em sua caixa de entrada para lidar com ele mais tarde?

As pessoas altamente bem-sucedidas procuram "mexer com cada coisa apenas uma vez". Seja o que for, se puder ser feito em menos de cinco ou dez minutos, eles lidam com a coisa ali mesmo, na hora. Isso reduz o estresse, já que a questão não os ficará martelando no segundo plano de sua mente, e é mais eficiente, porque elas não vão precisar reler ou reavaliar o tópico ou futuro.

Elas seguem uma rotina matinal constante. O que mais surpreendeu Kevin quando entrevistou mais de 200 pessoas altamente bem-sucedidas foi ver quantas delas quiseram lhe revelar qual era seu ritual matinal. Ele ouviu sobre uma grande variedade de hábitos, mas essas pessoas altamente bem-sucedidas geralmente alimentam seu corpo pela manhã com água, um café-da-manhã saudável e exercícios leves, e alimentam sua mente com meditação ou orações, leituras inspiradoras ou escrevendo diários.

A energia é tudo. Não é possível incluir mais minutos em um dia, mas podemos elevar nossa energia de modo a aumentar nossa atenção, concentração e produtividade. As pessoas altamente bem-sucedidas não pulam refeições, noites de sono ou intervalos de descanso para tentar realizar mais, mais, mais. Em vez disso, enxergam a alimentação como combustível, o sono como recuperação e os intervalos como oportunidades para se recarregarem para então poderem realizar ainda mais.

Juntando tudo

Talvez você não seja um empreendedor, um atleta olímpico ou um bilionário (e nem queira ser). Mesmo assim, os segredos dessas pessoas podem ajudá-lo a realizar mais em menos tempo e a deixar de sentir-se tão sobrecarregado.

O que você faz para se manter produtivo? Compartilhe suas ideias na seção de comentários abaixo, porque eu aprendo com vocês tanto quanto vocês aprendem comigo.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- 20 coisas que as pessoas bem-sucedidas 'se recusam' a fazer

- Conheça 7 coisas que pessoas bem sucedidas fazem antes de dormir

Também no HuffPost Brasil: