Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Dr. Travis Bradberry Headshot

11 hábitos das pessoas extremamente felizes

Publicado: Atualizado:
HAPPY PEOPLE
m-imagephotography via Getty Images
Imprimir

Estamos sempre correndo atrás de alguma coisa - uma promoção, um carro novo, uma pessoa especial. Isso nos leva a acreditar que "quando _________ acontecer, finalmente serei feliz".

Esses grandes eventos podem nos fazer felizes num primeiro momento, mas pesquisas mostram que essa felicidade dura pouco. Um estudo da Universidade Northwestern comparou os níveis de felicidade de pessoas comuns com os de ganhadores da loteria no ano anterior. Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que os níveis eram praticamente idênticos para os dois grupos.

2016-05-27-1464381938-1734583-11HabitsofSupremelyHappyPeopleHP2.jpg

Felicidade // Pessoas comuns // Ganhadores da loteria

A ideia equivocada de que grandes eventos ditam sua felicidade ou tristeza é tão prevalente que os psicólogos têm um nome para isso: viés de impacto. A realidade é que essa felicidade baseada em eventos é fugaz.

A felicidade é sintética - você a cria, ou não. A felicidade duradoura você conquista com seus hábitos. Pessoas extremamente felizes têm hábitos que as mantêm felizes todos os dias. Experimente alguns deles e veja o que eles podem fazer por você:

1. Elas param para apreciar os pequenos prazeres da vida.

Caímos automaticamente na rotina. De certa forma, isso é bom. A rotina economiza preciosos recursos cerebrais e conforta. Mas às vezes você fica tão preso na rotina, que deixar de apreciar as pequenas coisas da vida. As pessoas felizes sabem como é importante saborear uma refeição, deleitar-se com uma conversa incrível ou simplesmente ir para a rua e respirar fundo o ar fresco.

2. Elas se exercitam.

Mexer o corpo por apenas dez minutos libera GABA, um neurotransmissor que relaxa o cérebro e mantém seus impulsos sob controle. As pessoas felizes separam um tempo para se exercitar porque sabem que a atividade física traz dividendos enormes para o humor.

3. Elas gastam dinheiro com outras pessoas.

Pesquisas mostram (http://science.sciencemag.org/content/319/5870/1687) que gastar dinheiro com outras pessoas traz muito mais felicidade que gastá-lo consigo mesmo. Isso é especialmente verdadeiro para pequenas lembranças que demonstram esforço, tais como desviar do seu caminho para comprar um presente que seu amigo vai gostar.

4. Elas se cercam das pessoas certas.

A felicidade se dissemina entre as pessoas. Cercar-se de pessoas felizes aumenta a confiança, estimula a criatividade e é basicamente muito divertido. Ficar junto de pessoas negativas tem o efeito oposto. Elas querem companhia para suas lamentações, para se sentirem melhor em relação a si mesmas. Pense assim: se uma pessoa estivesse fumando, você passaria uma tarde inteira sentado ao lado dela, sendo fumante passivo? Você se afastaria, e o mesmo vale para pessoas negativas.

5. Elas se mantêm positivas.

Coisas ruins acontecem com todo mundo, incluindo as pessoas felizes. Em vez de lamentar como as coisas poderiam (ou deveriam) ter sido, as pessoas felizes refletem sobre as coisas pelas quais são gratas. Depois, elas encontram a melhor solução disponível para o problema, resolvem-no e seguem adiante. Nada estimula tanto a infelicidade como o pessimismo. O problema da atitude pessimista, além do impacto no seu humor, é que ela se torna uma profecia autorrealizável: se você espera coisas ruins, está mais propenso a passar por experiências negativas. É difícil se livrar dos pensamentos pessimistas sem reconhecer que eles são ilógicos. Olhe para os fatos, e você vai ver que as coisas não são tão ruins quanto parecem.

6. Elas dormem o suficiente.

Eu tenho falado disso sem parar ao longo dos anos, e não há como exagerar a importância do sono para melhorar o seu humor, foco e autocontrole. Quando você dorme, seu cérebro literalmente recarrega, removendo proteínas tóxicas que se acumulam durante o dia, como subprodutos da atividade neural normal. Isso garante que você acorde alerta e lúcido. Sua energia, memória e atenção são afetados quando você não dorme bem. A privação de sono também aumenta os níveis de hormônio do estresse, mesmo sem que haja um estressor presente. As pessoas felizes priorizam o sono porque sabem que vão se sentir mal se não tiverem uma boa noite de repouso.

7. Elas têm conversas profundas.

Pessoas felizes sabem que felicidade e substância andam juntas. Elas evitam fofocas, conversinhas e julgamentos. Em vez disso, concentram-se em interações significativas. Elas se envolvem com os outros num nível mais profundo, pois sabem que isso traz sensações boas, além de criar conexões emocionais e representar uma ótima oportunidade de aprendizado.

8. Elas ajudam os outros.

Ajudar os outros traz felicidade para eles - e para você. Ajudar os outros inunda seu cérebro com oxitocina, serotonina e dopamina, hormônios que criam sensações boas. Em um estudo de Harvard (https://hbr.org/2012/01/positive-intelligence), funcionários que ajudavam colegas tinham 10 vezes mais probabilidade de ser mais concentrados no trabalho e 40% mais chances de ser promovidos. O mesmo estudo mostrou que pessoas que se envolviam em trabalhos sociais tinham maior probabilidade de se sentir felizes em períodos muito estressantes. Desde que você não se sobrecarregue, ajudar os outros certamente terá impacto positivo no seu humor.

9. Elas se esforçam para ser felizes.

Ninguém acorda feliz todos os dias, e não é diferente com as pessoas extremamente felizes. Elas só se esforçam mais que todo mundo. Elas sabem como é fácil ser sugado pela rotina e deixar de monitorar suas emoções ou tentar ativamente ser feliz e positivo. As pessoas felizes avaliam seu humor constantemente e tomam decisões baseadas em sua felicidade.

10. Elas fazem as coisas pessoalmente.

As pessoas felizes só usam a tecnologia quando é absolutamente necessário. O cérebro humano foi feito para interações pessoais. As pessoas felizes fazem questão de atravessar a cidade para encontrar um amigo, porque essas conversas cara-a-cara são muito importantes para elas.

11. Elas estão focadas no crescimento.

Existem duas categorias para as atitudes centrais das pessoas: foco na manutenção ou no crescimento. Quem foca na manutenção acredita que você é quem você é e não vai mudar. Isso cria problemas quando surgem os desafios, porque tudo o que parecer difícil demais vai te deixar paralisado. As pessoas focadas no crescimento acreditam que vão melhorar com o esforço. Isso as faz mais felizes, pois elas lidam melhor com as dificuldades. Elas também têm performance melhor que as pessoas focadas em manutenção, aceitando os desafios e considerando-os oportunidades de aprender algo novo.

Pode ser difícil manter-se feliz, mas vale a pena investir nos hábitos certos. Adotar alguns dos listados acima vai fazer uma diferença enorme no seu humor.

Que outros hábitos te fazem feliz? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, pois aprendo com você tanto quanto você aprende comigo.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Como o riso e a comédia podem ajudar com a depressão e a ansiedade

- Talvez seja hora de você aprender a pegar leve

Também no HuffPost Brasil:

Close
5 maneiras de cultivar a felicidade
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual