Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Emanuella Maria Headshot

Existe uma forma de usar sua intuição e ouvir as respostas do universo

Publicado: Atualizado:
Imprimir

2016-05-11-1462929319-3383683-306545_10151274488624899_705980292_n.jpg

"Sua mente vai responder a maioria das perguntas, se você aprender a relaxar e esperar pela resposta." - William S. Burroughs

Um dia, reunida com uns amigos, conversávamos sobre questões da vida, do universo e tudo mais. Papo vai, papo vem, e em meio a risadas, uma moça que estava ali acompanhando um amigo nosso disse algo que nunca esqueci: "quando sabemos a pergunta certa, tudo vira resposta". Na hora, só guardei a frase na memória pra mais tarde refletir um pouco sobre isso - e não é que faz bastante sentido?!

Nossas vidas estão cada vez mais agitadas, repletas de responsabilidades, cobranças, planos e objetivos. Tudo isso faz parte do cotidiano e pode ser saudável se soubermos administrar nosso tempo e nossa mente.

O que não podemos, porém, é deixar que tudo isso nos faça viver uma existência distraída, como se estivéssemos ligadas no botão automático. Pois é isso que nos impede de ouvir nossa intuição e prestar atenção aos sinais que o Universo nos emite para as mais diferentes questões.

E a nossa intuição é o nosso maior aliado.

"Eu defino a intuição como o saber sútil sem ter qualquer ideia de por que você sabe", disse Sophy Burnham, autora de The Art of Intuition. "É diferente do pensamento, é diferente da lógica ou da análise. É um saber sem saber."

A intuição vem de uma sensação, uma expressão ou movimento diretamente do coração. É assim que nós somos capazes de fazer nossos sonhos serem concretizados e criar nossas vidas em alinhamento com nossos chamados.

Muita gente me pergunta como ser mais intuitivo e pensando nisso, separei alguns itens que considero fundamentais para estarmos atentos às respostas que o Universo nos emite e entramos em sintonia com nossa intuição.

Uma arma poderosa

O cérebro humano é a mais fantástica e intrigante máquina que o homem conhece. Mesmo com os milhões de estudos existentes, o cérebro ainda guarda mistérios fascinantes e, a cada nova descoberta, se mostra uma poderosa arma para nos ajudar a lidar com a vida.

Nosso inconsciente carrega a chave para o autoconhecimento e é ele o responsável pela maioria de nossas ações - ainda que a gente não consiga perceber isso, justamente por se tratar de algo inconsciente.

Ao trazermos isso à luz e começarmos a reparar nos padrões comportamentais que seguimos, podemos verificar a chave para várias questões e, o principal, transformar uma situação que já se prolonga por muito tempo (às vezes até por toda uma vida). Algumas ferramentas que ajudam nessa trajetória são a meditação mindfulness e a terapia.

Autoconhecimento

Quando passamos a reparar mais nas nossas ações e emoções outrora inconscientes, percebemos dentro de nós mesmos a resposta para nossas questões mais profundas. As mudanças mais intensas que vamos experimentar acontecem sempre de dentro para fora, como um movimento interno que re-configura nós mesmos e o próprio ambiente ao nosso redor.

É por isso que viver uma existência distraída o tempo todo nos prejudica tanto, pois passamos a agir no automático, reproduzindo padrões tóxicos que sempre nos deixarão no mesmo lugar.

Passar por um processo de coaching é uma forma incrível de autoconhecimento, onde pode abrir a caixinha com várias respostas na sua vida.

O som do silêncio

Pense na quantidade de informação e estímulos que recebemos todos os dias de todos os lugares. Internet, televisão, publicidade, todas as pessoas com as quais cruzamos durante nosso dia. Não é de se estranhar aquela sensação de "cabeça cheia" que temos muitas e muitas vezes.

Uma dica que aprendi há algum tempo e que tem feito toda a diferença é escolher um lugar calmo no fim do dia e respirar, apenas deixando os pensamentos passarem sem que eu me prenda a nenhum. É uma maneira bem interessante e saudável de esvaziarmos nossa mente e, assim, estarmos mais atentos à nossa voz interior.

O paraíso são os outros

Você com certeza já ouviu falar que temos dentro de nós o universo, que somos constituídos da mesma matéria, da mesma centelha de criação. É também com base nessa informação que buscamos dentro de nós mesmos as respostas para várias questões, certo?!

Então, se seguirmos a mesma lógica, não é difícil concluir que todo ser humano é constituído desse mesmo material. Conectar-se com o outro também é conectar-se com o universo!

No fim das contas, o que levamos de mais precioso dessa vida são as conexões que fazemos com aqueles que nos são queridos e passam por nossas vidas para nos ensinar e acolher. As relações que cultivamos também carregam importantes respostas para nossas vidas. Vamos ficar atentos?

Fazer a pergunta certa

Para encontrar as respostas, precisamos saber fazer as perguntas certas. Aqui estão quatro perguntas a perguntar-se que irá instigar a sair do intelecto e corajosamente ouvir a sua intuição:

Imagine que você está com 90 anos, feliz e sadia, sentada na sua cadeira de balanço. Que conselho você do futuro daria para você do agora?

O que meu coração realmente quer nesse momento?

O que seu sentimento está dizendo a você?

O que você faria agora se decidisse NÃO seguir a sua intuição?

Lembre-se que a voz intuitiva é um poderoso aliado, e pode orientar e apoiá-la durante toda a sua vida.

Espero que vocês tenham gostado dessas dicas. Boa parte delas faz parte do Desafio #vidavistoriada - 7 dias para uma vida com mais propósito e significado.

Se você gostou, se inspirou, se esse texto cutucou a sua alma ou mexeu com algo lá dentro, por favor, espalhe para o mundo! Compartilhe com seus amigos. Vamos mudar o mundo, uma pessoa de cada vez.

Texto publicado originalmente no site Ambiente Vistoriado.

LEIA MAIS:

- Não deixe o mundo de dentro te impedir de conquistar o mundo de fora

- Transforme sua paixão num projeto (e ganhe dinheiro com isso)

Também no HuffPost Brasil:
Close
Fotógrafo retrata universo do filho autista
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual