Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Énois Headshot

Identidade Parcelada: Uma grande reportagem multimídia sobre consumo, identidade e juventude periférica

Publicado: Atualizado:
Imprimir

jovens periferia

*Por jovens que fazem parte da Escola de Jornalismo da Énois

"Na periferia, você vale o que tem, mano."

Podia ser apenas uma citação de 1 por amor, 2 por dinheiro dos Racionais Mc's, mas a frase saiu da boca de outro nome conhecido do Capão Redondo - o escritor e fundador da marca 1dasul, Ferréz.

Ferréz foi um dos manos entrevistados na nossa grande reportagem sobre identidade, consumo e juventude periférica. Uma investigação feita sobre jovens da quebrada por jovens da quebrada e que acabou levantando várias questionamentos sobre nossa própria identidade.

Assista:

Pra contarmos esta história, corremos atrás de dois personagens que fogem do estereótipo que costuma ser a cobertura das quebradas na grande mídia: Denis, um jovem evangélico de Americanópolis, zona sul de São Paulo, cujo estilo passa longe do clichê do paletó e Bíblia na mão; e a Nairóbi, uma tombadora, falante e estilosa, da Cidade Tirandentes, zona leste, que ilustra bem essa nova faceta do movimento negro.

Um evangélico, clássica figura do cenário periférico, e uma tombadora, nova cara do Brasil. Parecia um equilíbrio massa pra retratar a juventude e seus hábitos de consumo.

Colamos com os dois nos seus rolês, nas suas compras e nas suas casas.

Conhecemos suas famílias, seus passados e fomos pedir ajudar pra duas psicanalistas para descobrir como nossas personalidades são influenciadas pelas marcas, pelas famílias, pelo desejo de consumo e pelo desejo de aceitação.

Essas reflexões e descobertas formam essa grande reportagem multimídia com webdocumentário, infográfico interativo, quiz, fotos e textos.

Pronto pra embarcar na #IdentidadeParcelada? Cola com a gente nesse rolê pelas quebradas se $P!

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra.

LEIA MAIS:

- Em busca do armário cápsula: O consumo consciente na moda

- Entre o de$apego e o boicote ao consumismo: Os melhores brechós do Facebook

Também no HuffPost Brasil:

Close
#Rio2016: O bloco favela da abertura das Olimpíadas foi f***
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual