Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Fábio Bibancos Headshot

O poder do grupo

Publicado: Atualizado:
GROUP
Martin Barraud via Getty Images
Imprimir

Grupos têm força terapêutica. Neles, conseguimos nos expor e expor ideias, dar ventilação a elas, torná-las mais fortes, eficazes. Ganhamos segurança, identidade, não fraquejamos. E constatamos que não nascemos para estar sós, porque sós deprimimos, murchamos. Nascemos, como os elefantes, para viver em manada, porque assim fica mais fácil superar obstáculos, barreiras e medos.

Grupos têm força de derrubar velhas estruturas. Minha sobrinha Laura me conta que uma festa realizada há 22 anos na PUC/SP, chamada Alforria, foi barrada por um movimento negro da universidade, que se sentiu atingido. Em 2013 um movimento criado por jovens, o Passe Livre, ganhou as ruas do país, juntou esquerda e direita, e se tornou um divisor de águas na decadente estrutura política brasileira. Ano passado, jovens secundaristas de SP se uniram e derrubaram o projeto do governo do Estado de transferi-los de unidades sem consulta prévia... e fizeram escola em vários estados brasileiros.

É isso que fazemos na TdB todos os anos. Nos reunimos em manada e, durante quatro dias, refazemos nossas pautas, refletimos sobre a sociedade e repensamos nossa ética para virar a página da vida de milhares de jovens e mulheres vítimas de violência.

Este ano, porém, a crise que abateu o Brasil, óbvio, também nos pegou de jeito. Os patrocinadores minguaram. Cogitamos até cancelar a nossa reunião anual, o Sorriso do Bem. O que minguaria também a nossa força.

Para evitar tudo isso, quebramos a cabeça e reinventamos o encontro. Dessa vez, nossos dentistas pagarão do bolso por suas participações, ou suas cidades ajudarão na participação com apoios locais, ou seja, os munícipios estarão pagando pelo impacto social desses representantes. Os dentistas fecharão seus consultórios por quatro dias, remarcarão pacientes e, alguns, viajarão muitos e muitos quilômetros para reencontrar a velha manada. E, mesmo assim, a grande maioria disse sim ao nosso chamamento. Porque eles sabem que estar junto, viver no grupo nem que por poucos dias, dá um sabor e vigor muito maior à vida. Religa a energia que vai abastecer a alma durante o resto do ano.

De nossa parte, pensamos em cada detalhe para o esforço valer a pena. Teremos palestrantes do porte de Leandro Karnal, Valter Hugo Mãe, Guilherme Fiuza, Vania Ferrari e Domitila Mansur. Sem contar as experiência únicas em um dos lugares mais impressionantes que já visitei no Brasil, o Palace Casino de Poços de Caldas.

Já estou contando os dias para tudo o que vai acontecer de 01 a 04 de novembro. E se você quiser se juntar ao nosso GRUPO, seja bem-vindo... É só clicar aqui.