Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Flávia Flores Headshot

Quimioterapia e imunidade

Publicado: Atualizado:
CANCER
Eric Audras via Getty Images
Imprimir

A quimioterapia é um dos tipos de tratamento contra o câncer. Os remédios quimioterápicos tem como objetivo barrar as células que estão em fase de proliferação no organismo, e como as células do câncer proliferam muito rápido, a quimioterapia interrompe o seu crescimento e acaba destruindo estas células. Mas a medicação também prejudica células saudáveis que estão em constante renovação no corpo, como as células da defesa, os cabelos, os pelos. Por isso, um dos efeitos colaterais é a diminuição da imunidade do paciente.

Ou seja, o tratamento acaba deixando a gente mais fraco para o mundão: se a defesa do nosso organismo está enfraquecida, fica muito fácil pegar doenças por aí.

É super importante que a gente se cuide muito nessa fase: sabe aquela frase de mãe e vó sobre não pegar friagem, não ficar descalça, levar um casaquinho quando sair? Isso é o básico! Além disso, devemos tomar cuidado com o contato com pessoas doentes, cuidar da alimentação, cuidar do sono e da higiene pessoal. Dicas? Aí vão elas:

Vai sair de casa? Ande com álcool gel na bolsa. Nem sempre será possível lavar as mãos com sabão e água. Tomar água é sempre importante, mas ela deve ser filtrada. Cuidado com os alimentos crus! Frutas, legumes e verduras precisam de higienização adequada antes do consumo.

Maquiagem não deve ser compartilhada com outra pessoa e os pincéis devem ser lavados. Cuidado com aglomeração de pessoas e locais muito fechados. Alguns alimentos ajudam a fortalecer a imunidade, como: Repolho, Espinafre, Brócolis, Batata Doce, Alho, Açaí, Inhame, Couve, entre outros. É importante que preste atenção no que vai comer durante o dia.

Nem sempre dá para almoçar em casa certo? Mas quando sair de casa, preste atenção nas opções do que pode comer e procure se alimentar da forma mais saudável possível.

Uma boa noite de sono é essencial para melhor funcionamento do corpo. Antes de dormir, procure relaxar, tomar um chá de camomila, um banho quente, diminuir as luzes.

LEIA MAIS:

- A sexualidade da mulher com câncer

- Conheço alguém com câncer. O que eu faço?

Também no HuffPost Brasil:

Close
A Beleza contra o Câncer
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual