Gabriela Bazzo
Siga Gabriela Bazzo
 
Repórter de Internacional no HuffPost Brasil

Posts de Gabriela Bazzo

'Por aqui só se escuta o som do vento', conta morador de Chapecó

(0) Comentários | Publicado 29 novembro 2016 | 08:16

Na cidade de Chapecó, no interior de Santa Catarina, o clima é de luto e consternação. Torcedores, familiares da vítima e moradores da cidade começaram a chegar à Arena Condá, sede do time.

Morador de Chapecó, o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul Carlos França descreve a cena: "Tristeza absurdamente grande. Por aqui só se escuta o som dos ventos e alguns carros. A cidade está em choque".

"A cidade vivia um momento grandioso, o time pequeno foi reconhecido e o sentimento de orgulho é algo indescritível. Conhecendo o povo, sei que vamos chorar as perdas, enterrar esses guerreiros, viver o clima pesado das ruas, mas aos poucos vamos nos reerguer. Juntos somos mais fortes", resume a servidora pública federal, Louseane Vidi.

"A sensação é a de que um terremoto abalou Chapecó. Um terremoto nos brios de uma cidade que vibrava e crescia junto com o seu time. Uma cidade de interior que se via como grande - como de fato é - porque se espelhava no seu grande time e sabia que, tal como a Chape, não encontraria limites para crescer", relata o promotor Eduardo Sens Dos Santos em depoimento no seu Facebook.

De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, por volta das 9h mais de 500 pessoas se reuniram em torno do estádio para orar.

chapeco

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias após a tragédia, suspendendo todas as festividades de Natal e Ano Novo.

Em decorrência do acidente envolvendo a equipe da Chapecoense e jornalistas, a Administração Municipal informa:- Estão suspensas as aulas na Rede Municipal de Ensino na tarde desta terça-feira (29); - Decretado luto oficial de 30 dias; - Estão suspensos todos os eventos e festividades relacionados ao Natal e Ano Novo.

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, viaja na tarde desta terça para Medellín, na Colômbia, com equipe médica e jurídica da Chapecoense para auxiliar os sobreviventes do acidente e para agilizar o transporte dos corpos para o Brasil.

"Estamos indo para atender aqueles que estão com vida, e também o mais rápido possível poder trazer os corpos para que as famílias sintam pelo menos o conforto da despedida", disse Buligon a jornalistas em São Paulo.

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e uma equipe de profissionais especializados foram disponibilizados para auxiliar no resgate e traslado dos brasileiros vítimas do acidente, informou o Ministério da Defesa.

Tragédia interrompe sonho da Chape

A cidade de Chapecó, em Santa Catarina, e o futebol acordaram de luto nesta terça-feira (29). O acidente com o avião que levava a Chapecoense para a Medellín, na Colômbia, deixou ao menos 71 mortos entre as 81 pessoas que estavam a bordo. As informações anteriores oficiais falaram em 76 e, depois, 75 vítimas.

Além dos jogadores, o avião levava a comissão técnica e funcionários da equipe da Chapecoense, e jornalistas que iriam cobrir o jogo a Copa Sul-Americana na quarta-feira, em Medellín, a primeira internacional da equipe do interior catarinense.

Segundo informações iniciais, o avião teria desaparecido do radar e feito um pouso forçado, devido a uma falha elétrica, em Cerro Gordo, Colômbia. A aeronave estava a apenas cinco minutos de voo do aeroporto mais próximo, mas o piloto teria tentado um pouso antes da chegada, esvaziado os tanques de combustível para evitar uma explosão.

O avião, que havia decolado de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, tinha como destino final o município colombiano de Medellín, onde a Chapecoense disputaria as finais da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, amanhã à noite.

(Com informações da Reuters)

LEIA MAIS:

- Queda de avião deixa Chapecó e o futebol de luto

- Tragédia aérea da Chapecoense destrói sonho de time que virou exemplo de sucesso

- #ForçaChape: Neymar, Cristiano Ronaldo, outros jogadores e clubes lamentam tragédia


...

Ler postagem

Morte e enterro de Fidel Castro causam 'saia justa' diplomática em vários países

(0) Comentários | Publicado 28 novembro 2016 | 21:06

Se quando vivo, Fidel Castro dividia opiniões, o mesmo parece estar acontecendo agora, após a morte do líder cubano, aos 90 anos.

Depois das manifestações protocolares - algumas mais críticas, outras mais simpáticas ao líder - países ocidentais vêm enfrentando controvérsias para definir...

Ler postagem

Donald Trump vence eleição e se torna o 45º presidente dos EUA

(1) Comentários | Publicado 9 novembro 2016 | 08:34

O republicano Donald Trump foi eleito, na noite desta terça-feira (8), o 45º presidente dos Estados Unidos.

Em sua primeira declaração como presidente eleito, o magnata deixou um pouco de lado o tom extremamente agressivo adotado ao longo da campanha, e disse que os americanos devem gratidão...

Ler postagem

Eleições norte-americanas: Quais principais os desafios do(a) futuro(a) presidente dos EUA?

(2) Comentários | Publicado 8 novembro 2016 | 11:22

Finalmente, chegou o dia. 8 de novembro, eleições americanas.

Depois de uma campanha agressiva de ambos os lados, Hillary Clinton e Donald Trump se enfrentam nas urnas para decidir quem vai comandar os EUA e suceder o democrata Barack Obama na Casa...

Ler postagem

Nos últimos dias antes da eleição nos EUA, quais os desafios de Hillary Clinton e de Donald Trump?

(2) Comentários | Publicado 2 novembro 2016 | 00:33

Se antes estava em uma calmaria e - por que não?! - até em um certo clima de "já ganhou", a candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, atravessa um novo momento de turbulência desde sexta-feira (28), quando o FBI anunciou ter reaberto as investigações acerca do...

Ler postagem

Em debate, Trump diz que 'não sabe' se vai aceitar resultado das eleições

(2) Comentários | Publicado 20 outubro 2016 | 04:49

"Vou manter o suspense".

Foi dessa forma que o candidato republicano à presidência dos EUA Donald Trump declarou que "não sabe" se vai aceitar o resultado do pleito que vai definir o próximo presidente dos EUA.

Ler postagem

Contra o feminicídio, mulheres tomam as ruas na América Latina

(0) Comentários | Publicado 19 outubro 2016 | 23:11

A sessão no plenário do Senado argentino foi menor nesta quarta-feira (19). Logo cedo, as senadoras avisaram que, no final da tarde, estariam em frente ao Obelisco, emblemático ponto de Buenos Aires.

Algumas parlamentares também paralisaram suas atividades logo no começo da tarde, em uma greve geral de...

Ler postagem

Brasileiros organizam ato de apoio a Donald Trump

(49) Comentários | Publicado 13 outubro 2016 | 18:56

Mais de 300 pessoas já confirmaram presença em um ato organizado pelo movimento Juntos pelo Brasil, com o apoio do Direita São Paulo e do Crítica Nacional com o intuito de apoiar a candidatura do republicano Donald Trump à presidência dos EUA....

Ler postagem

Omran Daqneesh: Esta é a face mais cruel da guerra da Síria. Mas não é a única

(8) Comentários | Publicado 18 agosto 2016 | 12:15

Mais uma vez, por meio da imagem de uma criança, a guerra da Síria escancarou sua face mais cruel. Depois do menino Alan Kurdi, foi outro menino que chocou o mundo: Omran Daqneesh, de apenas cinco anos.

Uma imagem onde ele aparece ferido, atordoado e em...

Ler postagem

Anjelina Nadai Lohalith, a refugiada que não vê os pais desde os 6 anos, mas eles são sua maior motivação para correr

(0) Comentários | Publicado 12 agosto 2016 | 21:47

refugiada

Enquanto muitos atletas contam com o apoio incondicional da família, os pais de Anjelina Nadai Lohalith não estarão nas arquibancadas vendo sua estreia nesta sexta-feira (12).

A atleta de 21 anos compete na prova de atletismo 1.500 metros da

Ler postagem

Yusra Mardini, a refugiada que fugiu da Síria nadando. E agora vai nadar na Rio 2016

(9) Comentários | Publicado 5 agosto 2016 | 21:03

yusra mardini

Mais do que nossa torcida, Yusra Mardini já conquistou nosso coração.

Com apenas 18 anos, a jovem de Damasco faz sua estreia neste sábado (6) na Olimpíada do Rio, como parte da Equipe Olímpica de Atletas...

Ler postagem

O que os brasileiros estão achando das Olimpíadas?

(4) Comentários | Publicado 29 julho 2016 | 10:24

"Do que adianta Olimpíadas enquanto ainda tivemos situações como essa", questiona a jornalista Luciana Melo, enquanto conversamos no vão livre do Museu de Arte de São Paulo sobre a proximidade dos Jogos Olímpicos no Brasil. Servidora do Governo do Estado de São Paulo,...

Ler postagem

Haitiano morre queimado após acidente de trabalho em SC

(1) Comentários | Publicado 28 julho 2016 | 14:08

Jonas Duveaud foi enterrado nesta quarta-feira (27) em Itajaí, no norte de Santa Catarina.

Na gaveta onde agora descansa Duveaud , sequer há uma lápide para identificar que ali está o haitiano de 29 anos, morto após ter 90% do corpo, assim como as vias aéreas, queimados enquanto trabalhava...

Ler postagem

Explicando Brexit: Se Donald Trump aprovou é porque NÃO é bom

(0) Comentários | Publicado 24 junho 2016 | 14:10

donald trump

"O Brexit é algo incrível"

Foi assim que o pré-candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, definiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

Durante uma visita à Escócia, vestindo roupas formais e o já famoso boné com os dizeres...

Ler postagem

Chuva de Referendos: Reino Unido abriu precedente para desunião europeia?

(0) Comentários | Publicado 24 junho 2016 | 12:23

Enquanto muita gente ainda se recupera da surpresa do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, várias nações já se mobilizam a se preparam para as consequências (ainda meio imprevisíveis).

No entanto, outros países já sinalizam que vão fazer consultas à população sobre a permanência...

Ler postagem

'Fechar as fronteiras não resolve o problema', afirma ONU sobre crise dos refugiados

(0) Comentários | Publicado 20 junho 2016 | 19:57


65,3 milhões de refugiados. Menos de dez mil no Brasil.

Os tristes números foram divulgados no relatório Global Trends (Tendências Globais, em tradução livre), publicado nesta segunda-feira (20) pelo Acnur, a Agência das Nações Unidas para Refugiados.

A cada minuto...

Ler postagem

Refúgio é questão de vida ou morte. O governo brasileiro ainda não decidiu como pode ajudar

(0) Comentários | Publicado 20 junho 2016 | 10:43

refugees children

Ninguém sabe de nada ainda. Há quem diga que sim, quem diga que não, e quem pense que não havia nada para ser suspenso ou negociado.

No entanto, é impossível negar que a notícia divulgada pela BBC na última...

Ler postagem

Formandos da Universidade de Stanford protestam contra estupro

(0) Comentários | Publicado 13 junho 2016 | 19:35

Era para ser um dia de festa, onde seus capelos estariam decorados com frases motivacionais. Os estudantes da renomada Universidade de Stanford, no entanto, preferiram escrever uma simples fração nos chapéus que adornavam sua cabeça no dia da tão esperada formatura: 1/3.

Um terço, segundo a Organização Mundial...

Ler postagem

'Cabe a Deus punir os gays', diz Seddique Mateen, pai de atirador de Orlando

(0) Comentários | Publicado 13 junho 2016 | 19:27

Pai do autor do massacre que deixou pelo menos 50 mortos na madrugada de domingo (12) em Orlando, Seddique Mateen afirmou em um vídeo que "cabe a Deus punir os homossexuais. Não corresponde a seus servos".

Mateen também descreve o jovem, de...

Ler postagem

Foi homofobia, sim! Massacre em Orlando mistura ódio e fácil acesso às armas

(2) Comentários | Publicado 13 junho 2016 | 09:53

Foi homofobia sim. Além de um ataque terrorista, perpetrado por um atirador que conhecemos como um "lobo solitário", o atentado em Orlando, ocorrido na madrugada do último domingo (12) foi um ato de homofobia - fomentado por ideias extremistas e por uma política de fácil acesso...

Ler postagem