Huffpost Brazil
Gilberto Dimenstein Headshot

Garotas nuas fumando maconha e as drogas de Arnaldo Antunes

Publicado: Atualizado:
Print Article

Por defender diversidade cultural, o Catraca Livre publicou um ensaio fotográfico de garotas (sem photoshop ou maquiagem) fumando maconha (veja aqui).

As fotos geraram um intenso debate: um grupo de leitores defendia que o ensaio não deveria ser publicado, já que, em essência, estimularia o consumo de drogas. Ou seja, supostamente um atentado à saúde pública.

Refiro-me a esse ensaio para comentar a entrevista à Folha do talentoso Arnaldo Antunes: ele disse que não usa mais drogas. Ótimo exemplo, especialmente para quem glamuriza ficar sempre alto. Ele disse que fuma cigarro (muito cigarro) e bebe álcool. Não vi, pelas redes, indignação, como se álcool e fumo não fossem -- como mostram todas as estatísticas -- muito mais prejudiciais do que a maconha, por exemplo.

Defendo a descriminalização da maconha sabendo que existem riscos à saúde. Apenas considero que, nesse caso, a repressão ajuda piorar o que já é ruim.

O que me incomoda, porém, é as pessoas acharem que bebida e cigarro seriam mais aceitáveis. Mas nada causa tantos danos à saúde mental como o álcool. Centenas de milhares de pessoas por ano desenvolvem câncer por causa do fumo.

Esse discurso oficial que libera e estimula o consumo de álcool e do fumo, satanizando a maconha, não ajuda um diálogo sério com os jovens.