Brasiliense apaixonada por cores, pela minha casa e comida de bar. Dona de dois gatos, Louis e Ozzy; também gosto de Ramones, Nova York, Berlim e de ler livros do Haruki Murakami. Estudei jornalismo, sociologia e um pouco de "global affairs". Jogo buraco e ando de bicicleta nas horas vagas. Tenho grande interesse sobre o efeito da informação na vida das pessoas. Aqui escrevo sobre política.

Posts de Grasielle Castro

'Os PMs do Carandiru merecem repouso e meditação', disse Temer na época do massacre

(0) Comentários | Publicado 27 setembro 2016 | 22:58

Cinco dias após o massacre do Carandiru, o atual presidente Michel Temer foi nomeado secretário de Segurança do Estado de São Paulo. Ao assumir o posto, em outubro de 1992, Temer afirmou que recomendaria ao comando-geral da Polícia Militar repouso e meditação para os envolvidos em...

Ler postagem

Operação Lava Jato: Quando o alvo são os abusos da investigação que parou o País

(0) Comentários | Publicado 27 setembro 2016 | 02:06

Inicialmente aplaudida por fazer com que os protagonistas do maior escândalo de corrupção no País contasse o que sabem, a Operação Lava Jato está prestes a se tornar a vilã da história. Isto porque o método escolhido pela força-tarefa da investigação que já passa de dois anos se...

Ler postagem

‘Estamos caminhando para o Estado de Exceção', diz Dilma sobre atuação do governo Temer na Lava Jato

(0) Comentários | Publicado 26 setembro 2016 | 18:26

A declaração do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que deu a entender que ele tinha controle da Operação Lava Jato, foi considerada “grave” pela ex-presidente Dilma Rousseff.

Em nota, ela afirmou que a atitude do ministro, "num palanque eleitoral, em plena atividade...

Ler postagem

Jean Wyllys se emociona com documentário sobre vida dele: 'Me representa'

(0) Comentários | Publicado 24 setembro 2016 | 12:17

Depois da exposição de intimidade com o Big Brother Brasil, tudo que o deputado federal Jean Wyllys (PSol-RJ) não queria era uma câmera atrás dele 24 horas por dia. “Mas quando eu percebi que a ideia do filme não era mostrar a minha vida, mas a relação com a política, decidi topar.” E assim nasceu Entre os homens de bem, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, que acompanhou a trajetória do primeiro deputado brasileiro assumidamente gay por três anos.

Nesta sexta-feira (23), o documentário abriu o quarto dia do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Foi uma hora e 44 minutos de interação com o público. Vaias, principalmente quando havia uma cena de debate caloroso com algum deputado da Bancada Evangélica no Congresso Nacional, e muitos aplausos quando o deputado reagia. A exibição foi marcada por gritos de “me representa” ao fim do filme.

Na plateia, estava o deputado que assistiu ao filme pela primeira vez e… não pretende ver de novo. “Foi muito emocionante e, ao mesmo tempo, muito marcante porque me lembra momentos muito difíceis da minha vida, como um episódio de síndrome do pânico. Assim como não revi as cenas do Big Brother, não pretendo ver o filme de novo.”

Mais que os momentos de intimidade de Wyllys, o longa denuncia o conservadorismo que ronda o Congresso Nacional, a dificuldade de debate e o constrangimento que o deputado é obrigado a passar por ser homossexual, defender a legalização da maconha e os direitos das minorias. O documentário é forte, dá espaço aos adversários do parlamentar, como o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ). A trilha sonora das cenas de violência a homossexuais é composta por deputados dizendo que não existe perseguição a gays.

'Homens de bens'

Ao HuffPost Brasil, Wyllys afirmou que em muitos momentos se questiona sobre o nome do filme. “Está muito mais para homens de bens que homens de bem. Que homem de bem é esse que é corrupto, que é ladrão, que vai contra os direitos básicos do cidadão, não respeita os direitos humanos? Para mim, isso não é homem de bem."

Movimento conservador

No documentário, Wyllys também critica o próprio movimento gay. Segundo ele, em determinados momentos, o movimento é tão conservador quanto os próprios conservadores.

“Querem resolver tudo na lei, com penas. Criminalizar a homofobia é importante, mas tem coisa ainda mais importante. Faltam mudanças estruturais. Se tem violência, a pessoa tem que punida, se houve lesão corporal, que responda por lesão corporal. Precisamos de mudanças que vão tocar a cabeça das pessoas. Porque eu defendo tanto o casamento? Porque com o casamento os pais passam a frequentar as reuniões nas escolas, passam a ocupar espaços do direito e, quando esse comportamento vai sendo naturalizando, a sociedade vai entendendo os papéis. Começa aí uma mudança estrutural, uma mudança de paradigma, de comportamento."
jean wyllys

O documentário

Entre os Homens de Bem é uma produção da Lente Viva Filmes com o Canal Brasil. O brasiliense terão uma nova oportunidade de ver o filme no domingo (25), às 21h, no CineCultura Liberty Mall. Duração: 104 minutos. A estreia está prevista para o próximo ano.


LEIA TAMBÉM:


- O Brasil vive uma guerra e não sabe, diz Vincent Carelli, diretor de Martírio

- 'A cineasta Dea Ferraz foi investigar como os homens enxergam as mulheres e o resultado está em 'Câmara de Espelhos'

- 'Cinema Novo', de Eryk Rocha, é um ode ao cinema...

Ler postagem

O Brasil vive uma guerra e não sabe, diz Vincent Carelli, diretor de Martírio

(0) Comentários | Publicado 23 setembro 2016 | 03:17

O Brasil está em guerra. Uma guerra praticamente silenciosa, mas que tem dizimado os povos indígenas Guarani-Kaiowás, no Mato Grosso do Sul. A análise é de Vincent Carelli, indiginista e diretor do documentário Martírio, que retrata a luta dos índios. “Vivemos um genocídio contemporâneo”, arremata....

Ler postagem

A cineasta Dea Ferraz foi investigar como os homens enxergam as mulheres e o resultado está em 'Câmara de Espelhos'

(0) Comentários | Publicado 22 setembro 2016 | 03:58

Um inquietação pessoal resultou em Câmara de Espelhos, um filme de uma hora e 16 minutos que mostra como os homens enxergam as mulheres. Em 2012, a cineasta pernambucana Dea Ferraz, incentivada pela tese defendida por alguns sociólogos de que a identidade da gente se...

Ler postagem

'Cinema Novo', de Eryk Rocha, é um ode ao cinema brasileiro

(0) Comentários | Publicado 21 setembro 2016 | 08:47

Estrear nacionalmente no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro significa trazer polêmica, fazer protesto e, acima de tudo, esbanjar amor pelo cinema. E assim foi com Cinema Novo, de Eryk Rocha. Premiado em Cannes, com o Olho de Ouro, na categoria melhor documentário, a produção,...

Ler postagem

Para substituir cubanos, Mais Médicos vai aceitar brasileiros formados em qualquer país

(0) Comentários | Publicado 20 setembro 2016 | 17:45

Aos poucos o governo brasileiro começa a tirar o médicos cubanos do Programa Mais Médicos na tentativa de substituí-los por brasileiros. Para isso, porém, o Ministério da Saúde vai abrir espaço para brasileiros formados em qualquer país, inclusive no Paraguai e na Bolívia.

Segundo o Conselho Regional...

Ler postagem

Mais político do que nunca, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro traz de questões de gênero a fundiárias

(0) Comentários | Publicado 20 setembro 2016 | 02:19

Em um ano no qual a política falou mais alto, com participação popular para queda da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente da Câmara dos Deputado, o deputado cassado Eduardo Cunha, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro não podia vir diferente. O sempre...

Ler postagem

Gilmar Mendes ironiza pedido de impeachment contra ele: 'achei engraçado'

(0) Comentários | Publicado 19 setembro 2016 | 21:35

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, ironizou o pedido de impeachment feito contra ele e os autores da peça.

"Acho engraçado. É um consórcio de 'famosos, quem?, daqueles que já foram e nunca serão. Se vocês olharem, é...
Ler postagem

Russomanno diz que vídeo do caixa do supermercado 'é mais uma tentativa para enganar' o eleitor

(0) Comentários | Publicado 19 setembro 2016 | 20:38

O candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (PRB) se defendeu das críticas pelo vídeo que está circulando nas redes ao qual ele discute com funcionários de um supermercado de forma grosseira. Segundo ele, a viralização do vídeo é “mais uma política suja”.

“Mais uma da...
Ler postagem

Partido dos Trabalhadores vai usar discurso de perseguição a Lula para se fortalecer

(0) Comentários | Publicado 17 setembro 2016 | 10:09

Os dirigentes do Partido dos Trabalhadores vão usar o discurso da espetacularização da denúncia de corrupção e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para engrossar o coro do golpe e reinventar a legenda.

A ideia é tentar reverter a notícia...

Ler postagem

Bolsonaro ameaça, mas foto dele com coronel acusado de pedofilia viraliza

(0) Comentários | Publicado 16 setembro 2016 | 14:00

Candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Flávio Bolsonaro publicou um vídeo no Facebook pedindo para que não compartilhassem fotos dele com o coronel reformado da PM Chavarry Duarte, 63 anos, preso no domingo (11), sob acusação de estupro de vulnerável, mas o efeito foi justamente o contrário....

Ler postagem

Acredite se quiser: Cunha é tietado e vaiado em aeroporto após ter mandato cassado

(0) Comentários | Publicado 16 setembro 2016 | 13:26

Após cassação, o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi tietado no aeroporto Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, na última quinta-feira (15). A presença do peemedebista dividiu opiniões. Ele também foi surpreendido com uma sequência de vaias e gritos de “ladrão”.

Reportagem do Extra traz uma sequência...

Ler postagem

Quais as convicções dos procuradores e por que a defesa de Lula diz que faltam provas

(0) Comentários | Publicado 16 setembro 2016 | 02:48

Procuradores da República dizem ter convicção de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o "comandante máximo" do esquema de corrupção da Petrobras. A defesa do petista rebate: não há provas. O próprio procurador Henrique Pozzobon reconhece que não há "provas cabais” na denúncia...

Ler postagem

Lula ataca concursados e internet não deixa passar em branco

(0) Comentários | Publicado 15 setembro 2016 | 17:32

No pronunciamento de defesa da denúncia por corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu os procuradores que argumentaram ser concursados para justificar que a acusação era apartidária.

Ler postagem

A internet não soube lidar com o powerpoint de Lula na Lava Jato

(0) Comentários | Publicado 14 setembro 2016 | 20:17

Um powerpoint usado pelo Ministério Público Federal para explicar a denúncia de corrupção contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva roubou a atenção e virou destaque nas redes sociais.

Ler postagem

Propinocracia: Lula é o 'comandante máximo' da corrupção da Lava Jato, diz MPF

(0) Comentários | Publicado 14 setembro 2016 | 17:31

Denunciado nesta quarta-feira (14) pelo Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, o ex-presidente Lula foi identificado como “comandante máximo do esquema de corrupção”.

O MPF considera que o ex-presidente instituiu a propinocracia: uma governabilidade corrompida por meio da distribuição de propina. O petista é...

Ler postagem

Bolsonaro intimida deputada e gera tumulto em comissão sobre violência contra mulher

(0) Comentários | Publicado 14 setembro 2016 | 15:34

Uma discussão sobre violência contra mulher e a cultura do estupro, na Câmara dos Deputados, culminou com tumulto entre o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), os debatedores e deputados. Bolsando reagiu quando a vice-presidente da OAB-DF, Daniela Teixeira, disse que a violência contra a mulher só vai acabar quando...

Ler postagem

Dos 512 deputados, 42 não registraram presença na cassação de Cunha

(0) Comentários | Publicado 14 setembro 2016 | 08:39

Além dos 10 deputados que votaram contra a cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), outros 53 parlamentares protegeram o peemedebista. Dos 512, 42 não registraram presença e nove se abstiveram. Dezenas ainda só apareceram no plenário quando já era nítida a derrota do ex-presidente da Casa na...

Ler postagem