Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Guilherme Mendes Ayala Headshot

O Nordeste é o Brasil que deu certo

Publicado: Atualizado:
BRASIL
Natasha Japp Photography via Getty Images
Imprimir

A caminhada rumo ao Nordeste é repleta de encantos mil, suas cores e pessoas trazem ao restante do país algo precisamos todos os dias, um sentimento chamado esperança. Isso mesmo, o julgamento feito através de um pré-conceito histórico e conotado dum estereótipo negativo, construiu na mente de muitos brasileiros que vivem fora desta região o contexto de que o povo do Nordeste padece de toda uma infraestrutura de sobrevivência. Mas é aí que você erra rude bixin!

2016-11-22-1479843836-5083010-festajoaopessoa.jpeg

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, são da turma que compõem o Nordeste. Recantos que são valorizados por turistas do Brasil e do mundo buscando por praias e paisagens raras, comidas com tempero acentuado e um povo tão simpático que não há como sair de lá sem deixar um pedacinho de si. Lembrando que a procura por pacotes de viagens para estes Estados em alta temporada, colocam seus valores acima do turismo internacional.

Numa viagem recente, pude sentir cada paisagem e cada raio solar (também, o sol é tão quente que me senti fritando a cada passo rs), mas vi uma vegetação que sim, sua seca entristece qualquer um, mas ela não é algo tão grande, pois muitos agricultores, acostumados com a região árida, criaram formas eficazes de cultivar verduras/legumes e gado sem tantas chuvas. Ou seja, parem de falar o que não sabem.

Esse povo que não abaixa a cabeça pra qualquer coisa não visse, engana-se quem vê o nordestino reclamando disso ou daquilo, essa imagem de assistência social dada pelo Governo (Bolsa Família), e termos usados durante cada eleição presidencial comprovam a ignorância do brasileiro com relação ao seu próprio país. Não julgue um livro pela capa, assim como você que por vezes disse que o Nordeste possui uma postura política X ou Y, deve antes de mais nada, visitar, conhecer e entender como é a vida no sertão. E mais, a história narrada em outras metrópoles não é a mesma vivida pelos nordestinos.

Conheci uma família capaz de contar histórias, esse sangue nordestino é meu, seu e de todos. Todo mundo é parente, e a simpatia em cada olhar, bem como o respeito são o maior tesouro destas pessoas. Você chega em qualquer lugar, e a receptividade é de dar inveja. Você tomará cachaça ou licor (como os produzidos pela Dona Isabel, que incrível), vai prosear como se o tempo tivesse sido parado, e ao mesmo tempo, comerá pratos tão bem feitos que deixa qualquer cozinha internacional no chinelo (como o queijo, carne de charque e pirão). E as músicas? São o ápice sonoro do lugar, que permeia perfeitamente com o clima quente e gostoso.

Como diz a canção de Luiz Gonzaga, em Nordeste pra Frente:

"Sr. réporter já que tá me entrevistando
va anotando pra botar no seu jornal
que meu Nordeste tá mudado
publique isso pra ficar documentado"

Oxê, aqui fica registrado que há amor e muito no Nordeste, que deixem de ser abestados, e seja um cabra com orgulho não somente do Nordeste, mas de todas as regiões do Brasil, pois ser brasileiro é massa. E quando você puder olhe para o nordeste como eu vi, aberto, disposto e acima de tudo, ciente de que nas tuas veias rolam uma mistura capaz de quebrar toda a sua arrogância burguesa e metropolitana.

Meu muito obrigado por todo este carinho. E você, que não conhece nada do Nordeste, vá, viva e aprenda o quão incrível é este Brasilzão.

LEIA MAIS:

- 'Trabalhe mais, chore menos': Esse é o desejo do governo Temer

- As Olimpíadas serão um mega legado para o Brasil

Também no HuffPost Brasil:

Close
Eleições municipais 2016
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual