Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Igor Patrick Silva Headshot

7 documentários para entender o mundo atual e seus conflitos

Publicado: Atualizado:
TV
Xavier Arnau via Getty Images
Imprimir

O noticiário internacional está mais quente e atribulado a cada dia que passa. Com tantos problemas pelo mundo, nem sempre dá tempo para que nós, jornalistas, apresentemos o contexto dos conflitos (que, não raro, remontam a décadas e/ou séculos antes do fato em si).

Pensando nisso, separei sete documentários para entender as principais questões que rondam o debate internacional atualmente. São documentários, muitos deles recentes e premiados, que ajudam a embasar quem se interessa pela área e quer ir além da manchete dos portais de notícia.

China Blue - Para entender os bastidores do crescimento da China

Embora tenha desacelerado um pouco nos últimos dois anos, a China cresce a patamares vertiginosos e bem superiores ao resto de todo o mundo. Dentro dos BRICS, seu PIB é maior que o dos outros quatro países somados. Mas qual o preço disso? "China Blue" mostra a rotina de exploração da mão de obra chinesa pela ótica de Jasmine, uma trabalhadora de uma fábrica de calças jeans. Dica: se curtir o tema, leia o fantástico As Garotas da Fábrica, da jornalista Leslie T. Chang.

Fogo no Mar - Para entender a crise de refugiados

Muito antes das chocantes imagens de dezenas de refugiados aportando nas praias europeias tomarem as capas dos jornais pelo mundo, a ilha italiana de Lampedusa já era motivo de preocupação das autoridades internacionais pela quantidade de gente que chegava até ela fugindo de conflitos na África e do Oriente Médio. Fogo no Mar mostra resgates no local e foi premiado com o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2016.

Guerras Sujas - Para entender as incursões militares americanas no exterior

Concebido por Rick Rowley e pelo jornalista Jeremy Scahill (da revista The Nation), Guerras Sujas trata de ações militares do exército dos Estados Unidos no Afeganistão, no Iêmen e na Somália, questionando os reais interesses do país em iniciar estas missões. O documentário traz mais indícios que provas cabais, mas é ótimo para entender parte do ódio que os EUA desperta em certas regiões do mundo o que, combinado com radicalismos religiosos, é combustível para o crescimento do terrorismo no mundo. Guerras Sujas foi indicado ao Oscar em 2014.

Hunted: The War Against Gays in Russia - Para entender a questão LGBT russa

Narrado por Matt Bommer - ele próprio abertamente gay - e produzido pela HBO, Hunted segue a vida de LGBTs no país de Vladmir Putin depois da aprovação da lei que proíbe a "propaganda gay". O documentário houve homossexuais e homofóbicos, em uma tentativa de entender suas motivações. Com o caso recente do garoto russo gay espancado pelos seus colegas na sala de aula com a conivência da própria professora, é uma forma interessante de entender o que pode estar por trás da aprovação da lei e suas consequências práticas.

India's Daughter - Para entender os estupros coletivos na Índia

Bem verdade que não acontece só lá, mas a Índia se tornou um dos países mais lembrados quando o assunto é estupro coletivo. A sociedade tradicional com valores machistas ajudam a potencializar esse tipo de crime. Produzido pela BBC, India's Daughter conta o caso da estudante de medicina brutalmente estuprada dentro de um ônibus de Nova Déli. O crime foi notícia no mundo inteiro e causou uma onda de protestos sem precedentes na Índia. O documentário venceu o Festival de Cinema de San Diego e um Peabody (um dos mais importantes prêmios de jornalismo do mundo).

Insurgencia por la Paz - Para entender os acordo de paz com as FARC

O governo colombiano encerrou recentemente, um conflito que durou quase meio século e matou quase 220 mil pessoas: o fim das FARC, uma das maiores guerrilhas ainda ativas a nível mundial. A convite dos combatentes, o diretor Guillermo Planel acompanha alguns dias das negociações em Havana, em Cuba.

U.N. Me - Para entender a ONU e seus fracassos

Dirigido em tom quase satírico por Matt Groff e Ami Horowitz, U.N. Me traz todo o histórico de corrupção e fracasso por traz da mais importante entidade supranacional do mundo. Filmado em várias partes do mundo - inclusive nas sedes da entidade em Nova Iorque e em Genebra - o documentário questiona embaixadores, cônsules e diplomatas sobre o petróleo no Iraque e o genocídio no Sudão. Vencedor do Festival de Cinema de New Hampshire.

Colaboraram: Débora Cristina, Caio Mattos, Edu Gustavo e Jéssica Simões, membros do grupo do Instituto Rio Branco no Facebook.

LEIA MAIS:

- Não espere por paz na Turquia em um futuro próximo

- A política de Theresa May, a nova 'Dama de Ferro' do Reino Unido

Também no HuffPost Brasil:
Close
9 cientistas famosos que já foram refugiados
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual