Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Jaiane Valentim  Headshot

O que Silvio Santos quer ao deixar um garoto de 18 anos apresentar um jornal?

Publicado: Atualizado:
JORNAL DO SBT
Reprodução/SBT
Imprimir

O impacto causado por um garoto de 18 anos. E por que incomoda quando pessoas 'comuns' viram jornalistas?

O SBT, mais precisamente o jornalístico 'Primeiro Impacto', está dando o que falar nos últimos dias. O jornal, que estreou em março deste ano para concorrer com o Bom Dia SP, da Globo, teve mudanças em sua apresentação que causaram impacto e dividiram o público, mais precisamente o jovem e o adulto.

A atração, anteriormente ancorada pelas jornalistas Karyn Bravo e Joyce Ribeiro - ambas com ampla experiência na carreira e dentro do próprio SBT -, agora é comandada pelo jovem Dudu Camargo, de apenas 18 anos, o 'homem do saco', do Fofocando.

Curiosamente, Dudu assumiu o jornal no último dia 12 de outubro, deixando a entender que aquela era apenas uma edição especial, em homenagem ao dia das crianças. Mas não. O rapaz foi escolhido pelo próprio Silvio Santos e, até segunda ordem, é o apresentador do jornalístico.

Com um estilo "Luiz Bacci", despojado e que tenta "conversar com o telespectador", fica clara a intenção de SS de inovar seus jornais, fazendo algo parecido com o que Globo e Record fazem há um tempo, onde os âncoras não ficam estáticos atrás de uma bancada lendo o texto, mas passeiam pelo estúdio e fogem bastante do convencional.

Obviamente que se a mudança fosse apenas no formato do jornal - e não na troca de âncoras - isso passaria despercebido. Mas a escolha por alguém mais jovem tenta, também, atrair esse público, mais jovem - Dudu ganhou elogios no Twitter pelo jeito de comandar e anunciar as notícias.

Por outro lado, o público mais adulto julga a mudança com argumentos rasos como "ele não tem formação jornalística", "é inexperiente", etc, etc. O julgamento acontece pela "estranheza" que é um garoto apresentar um telejornal e não pela qualidade - ou a falta dela - do rapaz enquanto apresentador.

O julgamento nasce, ainda, da necessidade de falarem bem ou mal de algo que está repercutindo bem ou mal. Afinal, se algo na TV não te agrada, você troca de canal ou vai fazer qualquer outra coisa.

Silvio Santos bota e "desbota" quem ele julga ser competente em sua emissora. E nenhuma mudança é gratuita. Dudu está apresentador do Primeiro Impacto, pode ser que amanhã não o seja mais. O dono do SBT deixou claro que é uma experiência.

Por ora, ruim ou bom, nunca se falou tanto no jornal. Para TV, isso é ótimo porque significa audiência de, até outro dia, uma atração "esquecida" pelo público.

LEIA MAIS:

- O futebol feminino finalmente tem o que sempre quis. Mas, e depois da Olimpíada?

- A crônica de uma tragédia não anunciada

Também no HuffPost Brasil:

Close
11 filmes indispensáveis sobre Jornalismo
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual