Huffpost Brazil
James Michael Sama Headshot

Dez maneiras de saber se você está saindo com um homem de verdade

Publicado: Atualizado:

Já escrevi posts no passado sobre as qualidades de um "gentleman" e sobre as diferenças entre um "bad boy" e um cafajeste. Mas como tudo isso se traduz no comportamento de uma pessoa quando está num relacionamento?

Um homem pode ser capaz de transmitir uma imagem ótima, mas ela pode não passar de fachada que oculta defeitos. Ou ele pode fingir essa imagem simplesmente para "conseguir a garota".

Eis algumas maneiras de saber se você encontrou ouro de verdade:

1) Um homem de verdade valoriza mais que apenas sua aparência.
Será que todo elogio dele diz respeito a uma parte diferente do seu corpo? Não importa quão criativo ele consiga ser -- se a atenção do sujeito está focada apenas sobre sua aparência ou sobre "falar sacanagem", veja isso como aviso de perigo. Um homem de verdade vai valorizar sua personalidade, sua bondade, sua inteligência e quem você é como pessoa, de modo geral. As coisas que ele fará você valorizar em você mesma são coisas que você controla, e não apenas frutos da sorte no pool genético.

2) Um homem de verdade nunca se sentirá intimidado por sua motivação.
Um homem que tem metas para ele mesmo quer estar com uma mulher que tem metas para a vida dela. Ele nunca se sentirá intimidado ou ameaçado por uma mulher que vai atrás do que ela quer. Vai querer fazer parte de um casal poderoso, e não de uma ditadura. Tome cuidado com qualquer pessoa que tente impedi-la de correr atrás de seus sonhos.

3) Um homem de verdade terá outros interesses na vida além de você.
Não digo isso em sentido negativo. Você deve ser uma prioridade na vida dele, é claro -- mas é preciso que ele também tenha vida própria. Que tenha seus próprios interesses, amigos, hobbies, aspirações. Se um homem faz a vida toda dele girar em torno de você, é mais um sinal preocupante: os relacionamentos devem ser uma parte importante de sua vida, mas não dominá-la por completo.

4) Um homem de verdade lhe dará respostas.
Por mais incômoda ou desconfortável seja uma situação, um homem de verdade a abordará com respeito e abordará você com respeito. Sempre considerei que aquilo que define um homem é o modo como ele lida com conflitos, críticas e situações não ideais. Um homem não se esquiva de dar respostas, ele não inventa desculpas. Se há alguma coisa que vocês dois precisam discutir, ele a discutirá.

5) Um homem de verdade é direto.
Um adendo ao último ponto: não haverá manipulação ou "joguinhos mentais" no relacionamento de vocês. Um homem de verdade será franco, irá direto ao ponto e será sincero com você... mas com gentileza.

6) Um homem de verdade confiará em você.
Desde que você não tenha traído a confiança dele, um homem NÃO será paranoico, nem ficará espionando você, invadindo sua privacidade, para se certificar de que você não esteja fazendo nada de errado. Ele terá confiança no relacionamento de vocês dois. Um garoto projetará as próprias inseguranças dele sobre você, e, como cupins devorando uma casa, roerá os alicerces daquilo que vocês dois construíram.

7) Um homem de verdade é calmo; ele não se apavora, nem perde a cabeça.
É bom deixar claro que quando se tem uma namorada, parte da bagagem que acompanha isso é a obrigação de vê-la sendo paquerada. Se vocês estão juntos em um bar, ou se ela sai com amigos, é desnecessário dizer que sua namorada vai receber uma cantada de vez em quando.

Em vez de deixar seus instintos de primata prevalecer e ficar batendo no próprio peito como um gorila enfurecido, para assustar a concorrência, um homem autoconfiante deixará claro quem ele é, sem fazer alarde, e saberá que no fim da noite é com ele que você vai para casa.

8) Um homem de verdade a tratará com respeito.
Nada é mais indicativo de alguém que é homem apenas da boca para fora que alguém que desrespeita mulheres, crianças ou animais. Um homem de verdade tratará você com o respeito que você merece, nunca a forçará a fazer nada com que você não se sinta à vontade e nunca a maltratará. Seja honesta o suficiente com você mesma para afastar-se de qualquer situação que seja perigosa para você, física ou emocionalmente.

9) Um homem de verdade investirá esforço no relacionamento de vocês dois.
Os rapazes geralmente são apáticos e procuram uma coisa apenas em uma mulher. Um homem fará o que for preciso para fazer você feliz, dentro e fora do quarto. Sua felicidade é a recompensa dele.

10) Um homem de verdade vai querer que você seja a melhor versão de você mesma, sem querer mudar quem você é.
Um homem procura empoderar as pessoas que o cercam. Ele buscará a grandeza, e, portanto, inspirará outros a fazer o mesmo. Isso inclui não apenas seus amigos e colegas de trabalho, mas também sua cara-metade.

Como disse Mark Twain: "Guarde distância das pessoas que fazem pouco de suas ambições. Pessoas mesquinhas sempre farão isso, mas as pessoas realmente grandes farão você sentir que também você pode tornar-se grande."

Se você tem um homem desses em sua vida, não deixe de mostrar a ele que é apreciado.

James Michael Sama é escritor, ator e palestrante que trata principalmente dos temas do namoro e dos relacionamentos. Siga seu blog, jamesmsama.wordpress.com, para ler outros posts como este.