Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Jeremy Nix Headshot

Carta aberta aos meus amigos que apoiam Donald Trump

Publicado: Atualizado:
DONALD TRUMP
MICHAEL VADON / FLICKR
Imprimir

Tudo bem se você me tirar da sua lista de amigos, se não gostar deste post. Pode até me repudiar. Mas Donald Trump não é boa pessoa nem seria um bom presidente.

Entendo diferenças políticas. Entendo que você não goste de um governo democrata. Entendo se você não gostar de certas ideologias, como o socialismo. Mas não entendo por que você apoiaria uma pessoa tão odiosa, sexista, racista e ignorante como Donald Trump.

Como você o apoia tão cegamente?

Pergunte a si mesmo se você também é racista, sexista, odioso e ignorante. Ouço os apoiadores de Trump dizendo que gostam dele porque ele diz a verdade, porque é tão rico que pode dizer o que bem entender, sem ter de se desculpar.

Só porque Trump diz essas coisas não quer dizer que ele esteja certo. Não é "ok" ter preconceito contra uma religião inteira porque uma pequena porcentagem de seus seguidores se tornou terrorista, deturpando as palavras da religião em nome de seus ideais malucos.

Não é "ok" marginalizar uma raça inteira, dizendo que todos os mexicanos são preguiçosos, que estão roubando nossos empregos e trazendo drogas para nosso país.

Também existem maçãs podres entre os brancos. E em todas as raças. Somos todos humanos. Alguns humanos são pessoas muito ruins. Alguns são pessoas muito boas. E não importa de que cor sejam.

Trump diz que está somente dizendo a verdade. Mas a verdade de quem? Tem gente preguiçosa e gente violenta em toda raça ou religião.

Expulsar todos os muçulmanos do país não é a resposta, assim como esse comportamento não é aceitável para uma pessoa numa posição extremamente poderosa, como o presidente dos Estados Unidos.

Os campos de concentração de japoneses nos Estados Unidos foram um erro. A segregação racial foi um erro. A escravidão foi um erro. Travamos guerras entre nós mesmos para superar o racismo e o ódio.

Na Segunda Guerra Mundial, mais de 60 milhões de pessoas morreram no mundo inteiro. Por quê? Por causa de pessoas pervertidas que agitaram a população e fizeram declarações ridículas, matando inocentes só por causa de suas religiões ou raças.

Os Estados Unidos perderam mais de 400 000 vidas naquela guerra, contra as mesmas ideias defendidas por Trump. A ideia de que certas religiões são mais perigosas que outras e a ideia de que as pessoas devem ser julgadas pela cor da pele e não pelo caráter.

"Sempre nos dizem que é importante fazer nossa voz ser ouvida por meio do voto. Mas acho que isso nunca foi tão importante quanto hoje."

Ainda estamos nos recuperando dos danos causados pela Guerra Civil, pela Primeira Guerra Mundial, pela Segunda Guerra Mundial, pelo Vietnã, pelo Iraque e pela guerra contra o terror - que não se refere só a ISIS e Al-Qaeda.

São as pessoas do nosso país matando seus compatriotas por causa de opiniões diferentes: aborto, ideologias políticas. E também há os simplesmente insanos, que saem atirando sem nenhuma razão aparente. Simplesmente enlouqueceram.

O tipo de liderança demonstrado por Trump é irresponsável e perigoso. Suas ideias virulentas estão se insinuando nos cérebros de seus apoiadores. Apoiadores que acham OK dizer coisas como "bota fogo nesse filho da %@&!" quando tiram um manifestante à força de um dos comícios de Trump.

Talvez o manifestante estivesse no lugar errado na hora errada, mas isso não é motivo para imolá-lo. Na verdade, não existe motivo para botar fogo em alguém. A menos que a pessoa esteja morta e tenha expressado o desejo de ser cremada.

Os defensores de Trump são raivosos, e a raiva é infecciosa. Como opositor de Trump, posso dizer que estou igualmente com raiva. Precisamos de um líder capaz de nos unir, não nos dividir. Por que temos de lutar contra o senso comum, contra um país unido?

O sonho americano é um pesadelo que estamos alimentando. Trump é um bully, um desbocado, ignorante, sexista, racista, um exemplo nojento de como os humanos podem ser potencialmente horríveis.

Ele é o maluco da mesa de jantar que não consegue ficar quieto. O único motivo pelo qual ele continua despejando sua retórica odiosa é porque você tem muito respeito pela sua avó para começar uma briga na casa dela. Ele é o cara que você tem de aturar até que vá embora. Por sorte, não estamos na casa da nossa avó, então fique à vontade para dar um murro na boca dele -- nas urnas.

Sempre nos dizem que é importante fazer nossa voz ser ouvida por meio do voto. Mas acho que isso nunca foi tão importante quanto hoje. Ideais políticos diferentes são uma coisa. Podemos discordar sobre vários assuntos, mas racismo não é um deles, assim como não são ódio, menosprezo pelas mulheres ou julgamentos baseados em aparências, deficiências físicas ou preferências sexuais.

Você acha que as coisas vão voltar a ser como antes se apoiar Trump? Quando os gays tinham de se esconder com medo, quando as pessoas de qualquer cor que não a branca tinham de se preocupar com linchamentos, quando era OK odiar abertamente?

Você acha que as mulheres vão largar seus empregos e voltar para a cozinha? Porque eleger Trump não vai fazer nada disso virar realidade. Como país, já deixamos isso tudo para trás, ou pelo menos é o que eu acho.

"Podemos discordar sobre vários assuntos, mas racismo não é um deles, assim como não são ódio, menosprezo pelas mulheres ou julgamentos baseados em aparências, deficiências físicas ou preferências sexuais..."

Se você não é um idiota racista, intolerante e misógino, votar em Trump só porque não gosta dos democratas é errado. Se você o apoia e só é racista e não se importa com quem também vota nele, então vote, mas saiba que ele nunca vai ganhar uma eleição justa. E, por favor, considere estudar e trabalhar sua empatia para com os outros seres humanos. Caso você abra a cabeça, dá para desaprender o que quer que tenha te feito achar que racismo é OK. Sinto muito que você tenha sido criado para acreditar que merece tratamento melhor que todos as outras pessoas do planeta que têm visões, deuses e cores diferentes das suas.

A todas as pessoas, de todas as raças e religiões que Trump é contra, a todas as mulheres que não atingem o padrão de beleza dele, a todos os bons muçulmanos, cristão, mórmons, católicos e judeus, italianos, irlandeses e asiáticos, afro-americanos e americanos ativos, a todos que já foram perseguidos, vítimas de bullying ou de ignorância como a que Trump vem vomitando, por favor, imploro que você vá votar contra ele.

Não deixe o progresso desse grande país ser interrompido.

Neste país, LUTAMOS e MORREMOS por liberdade, verdade e justiça. Lutamos pelo que é certo. E o que Trump está fazendo e dizendo não é certo. Alguns atribuem a seguinte declaração a Abraham Lincoln*:

"Vejo no futuro próximo uma crise se aproximando, que me deixa nervoso e me faz tremer pela segurança do meu país; corporações foram entronadas, e uma era de corrupção nas Altas Instâncias virá a seguir, e o Poder do Dinheiro do país tentará prolongar seu reino trabalhando com os preconceitos do Povo, até que a riqueza esteja agregada em poucas mãos, e a República, destruída."

Ele não poderia estar mais certo. Trump É o 1%, ele ESTÁ trabalhando com seus preconceitos ele VAI destruir a república se for eleito, não tenha dúvidas.

Se não acredita em mim, olhe o nível de loucura que sai da boca dele:

" [Estou] pedindo uma proibição total e completa da entrada de muçulmanos nos Estados Unidos até que nossos representantes possam entender o que está acontecendo" - Donald Trump. Isso é discriminação religiosa.

"Uma fonte 'extremamente confiável' ligou para meu escritório e disse que a certidão de nascimento de Barack Obama é uma fraude." - Donald Trump. Isso é mentira.

"Arianna Huffington não é bonita nem por dentro nem por fora. Entendo completamente porque o ex-marido dela a largou por um homem - foi uma boa decisão." - Donald Trump. Isso é sexismo, e pura grosseria.

"Vou construir uma grande muralha - e ninguém constrói muros melhor que eu, pode acreditar - e vou construir a custo muito baixo. Vou construir uma muralha muito, muito grande em nossa fronteira sul e vou fazer o México pagar por ela. Guardem essas palavras." - Donald Trump. As palavras de um mercador do ódio.

"Quando o México manda suas pessoas, eles não estão mandando as melhores. Eles não estão mandando você, eles estão mandando pessoas que têm muitos problemas, e elas trazem esses problemas consigo. Elas trazem drogas. Trazem crime. São estupradores... E algumas, imagino, são boas pessoas." - Donald Trump. Racista.

"Nosso grande presidente afro-americano não teve um impacto exatamente positivo nas gangues que estão destruindo Baltimore." - Donald Trump. Racista.

"Se eu fosse responsável pelo [programa de TV] 'The View', demitiria Rosie O'Donnell. Sério, olharia naquela cara gorda e feia dela e diria: 'Rosie, você está demitida'." - Donald Trump. As palavras de um idiota.

"A minha beleza é que sou muito rico." - Donald Trump. Tão vaidoso.

"Está nevando e fazendo muito frio em Nova York - precisamos do aquecimento global!" - Donald Trump. Ignorante.

"Meus dedos são compridos e belos, assim como, já documentado, várias outras partes do meu corpo." Donald Trump. Nojento.

"Acho que a única diferença entre mim e os outros candidatos é que sou mais sincero e minhas mulheres são mais bonitas." - Donald Trump. Sexista. Como se mulheres fossem posse, não pessoas. E também mentira. Mentira sobre sua sinceridade.

Como você pode apoiar este homem?

* Sei que o site snopes.com, que desmascara boatos, afirma que a frase de Lincoln é falsa. É uma declaração que circula há mais de cem anos.

A citação também foi atribuída a uma carta que Lincoln teria escrito ao coronel William F. Elkins em 1864. Estudiosos citam a The Lincoln Encyclopedia: The Spoken and Written Words of A. Lincoln Arranged for Ready Reference, de Artie Shaw.

O Snopes ainda diz que a carta mencionada nessa enciclopédia é uma fraude, forjada por Emanuel Hertz em seu livro Abraham Lincoln: A New Portrait.

Portanto, para ser 100% transparente, essas podem ou não ter sido as palavras de Lincoln. Mas, sejam de autoria de Lincoln ou Hertz, elas foram escritas e vão ao encontro do meu argumento. Desigualdade de renda é uma questão séria neste país, e Donald Trump trabalha com o preconceito da população

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- SOCORRO! Só sobrou Trump na corrida dos Republicanos pela Casa Branca

- Jair Bolsonaro é o 'Trump brasileiro', dizem sites estrangeiros

Também no HuffPost Brasil:

Close
Caras e Bocas de Donald Trump
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual