Huffpost Brazil
Juliano Spyer Headshot

Por que vale a pena ter um leitor de livro digital

Publicado: Atualizado:

Ao perguntar a pessoas se elas já pensaram em comprar um leitor de livro digital, muitos ainda respondem que não por preferirem o papel.

Essa preferência, dizem, tem a ver com a experiência sensorial que têm com o livro: o cheiro do papel, a textura das páginas, etc.

Geralmente quem fala isso não teve a oportunidade de experimentar um leitor de livro digital.

Logo que os telefones celulares apareceram, no início dos anos 1990, muitos juraram que nunca aceitariam ter um. ("Vão me encontrar onde eu estiver?!", alguns argumentavam.) Hoje...

Aos que resistem ao uso de livros em formato digital, digo: ninguém precisa escolher entre papel e bite. Você pode usar as duas soluções.

Use o papel quando ele for conveniente. E tenha o leitor de livros digitais quando voce precisar, por exemplo, levar mais de dez volumes e não quiser detonar a sua coluna.

Os leitores de livros digitais - tipo Kindle ou Kobo - tem vantagens incríveis. Vou citar algumas.

A versão mais simples do Kindle cabe no bolso, tem 130 gramas, funciona semanas sem precisar de recarga e leva algumas centenas de livros. E ainda vem com dicionário para voce consultar o significado de palavras durante a leitura.

Se você quiser ver isso funcionando, eu fiz um videozinho em 2012 para mostrar as principais vantagens desses equipamentos. Segue abaixo.