Huffpost Brazil
BLOG

Apresenta novidades e análises em tempo real da equipe de colaboradores do HuffPost Brasil

Katie Mullis Crenshaw Headshot

10 coisas que uma mãe quer (de verdade) depois do parto

Publicado: Atualizado:
ME E FILHA
RAQUEL LONAS VIA GETTY IMAGES
Imprimir

Dei à luz a uma menininha robusta há quase três meses. É minha segunda criança, com uma diferença de seis anos entre os dois. Posso afirmar que estou distante da rotina de recém-nascido.

Recebi um apoio tremendo durante meu "quatro trimestre" desta vez. Entre a primeira e 12a semana, um bebê recém-nascido está em transição para a vida fora do útero. A nova mãe está tentando conhecer uma pessoa novinha em folha que provavelmente está tornando a vida bem mais difícil do que costumava ser.

Você conhece uma amiga/colega/parente/conhecida que está prestes ou acabou de ter um bebê? Quer ajudar? Não se preocupe em gastar seu dinheiro suado em (mais) roupinhas bonitinhas.

Existem muitas opções menos caras que têm mais valor para muitas mães. Permita-me esclarecer sobre o que acho que uma mãe quer, na verdade, depois do parto.

1. Fique um tempinho com o bebê para ela.

Parece simples, mas isto não tem preço. Se você segurar o bebê, ela pode tirar um cochilo. Ou tomar banho. Ou mesmo secar o cabelo. Apenas faça uma visita, pegue o bebê e diga a ela para fazer o que quiser até o bebê ter fome de novo.

2. Petiscos são sempre muito bem-vindos

Este é um bônus para mães que amamentam, porque essas comidinhas são uma mão na roda. No entanto, QUALQUER mãe precisa de algo perto que ela possa pegar e comer rapidamente, porque, posso te dizer, muitas vezes acontece de eu não comer nada durante o dia porque não consegui fazer o bebê dormir o suficiente para pensar sobre isso. (E café. Sempre traga café).

3. Comidinhas para todos também são bem-vindos (e como!)

Uma mãe pode sobreviver beliscando biscoitos amanteigados e porções de castanhas uma vez ou outra, mas o resto da casa tem fome, e adivinhe quem não está preparando o jantar depois de uma cesariana? Por favor, traga refeições saudáveis que maridos/parceiros/visitas/crianças maiores possam facilmente esquentar no forno -- ou, melhor ainda, algo pronto para comer.

4. Que tal lavar a louça? Ou trazer copinhos descartáveis?

A mesma mãe que não está preparando o jantar também não está lavando a louça. Não é bom para o meio ambiente, mas, quem realmente se importa? Poder jogar tudo fora é maravilhoso.

5. Brinque com a (s) outra (s) criança (s)

Um irmão mais velho fica animado e bem comportado nos primeiros cinco minutos, e depois começa o caos para chamar a atenção por um tempo. Estão acostumados a ser o centro das atenções e vão fazer qualquer coisa para reconquistar aquele título.

Acredite em mim. Faça uma visita e brinque de Lego com a criança, dê um passeio, ou deixe que ela leia um livro para você. Ela precisa de atenção, e a Mamãe realmente não tem condições agora.

Ao mesmo tempo, ofereça para levar a (s) outra (s) criança (s) para a escola ou ponto de ônibus. Não posso explicar como fazer apenas isso me ajudou, no meu caso.

6. Dê uma ajudinha com as roupas

Isto acabou se tornando uma das coisas mais difíceis de fazer. Por alguma razão, conseguia realizar algumas tarefas, mas dobrar a roupa limpa não era uma delas. Talvez porque acumulem tão rápido, e recém-nascidos são conhecidos por não permitir que as mães façam qualquer tarefa que dure mais do que 4-5 minutos.

7. Fique de babá para ela poder sair à noite

Ela. Precisa. Disso. Mesmo que ela apenas esteja indo na esquina para tomar um café com o marido por uma hora, vá ficar com o bebê para que ela possa ter uma conversa de adulto com seu braço direito. Não é segredo que um novo bebê consome cada grama de energia, fazendo com que você tenha a sensação de que não tem tempo nenhum para seu parceiro.

Uma mãe [que acaba de ter um filho] precisa se sentir amada e apoiada pelo parceiro e ter algum tempo para recarregar aquela dinâmica de vez em quando. Os treinadores de uma equipe vencedora precisam de tempo para planejar a partida! Minha recomendação é ir, pelo menos, uma vez por semana. Se ela não tiver um (a) parceiro (a) , dê de presente uma noite de passeio com a (o) melhor amiga (o).

8. Vá ao mercado para ela

A lista dela está crescendo. Ela precisa de comida, selos, fazer um depósito bancário e pegar o refil do ibuprofeno na farmácia. Antes de tudo, se ela teve uma cesárea, não poderá dirigir por algumas semanas. Além disso, bem, dá um trabalhão colocar um recém-nascido e, possivelmente, mais crianças dentro e fora do carro etc.

9. Leve um vinho.

Qualquer um serve.

10. Seja solidário (a)

Diga que ela é incrível. Certifique-se de que ela saiba que você não a esqueceu três semanas depois, quando a euforia passa. Confirme que não é fácil ter um filho. Continue mandando mensagens no celular nas semanas seguintes e certifique-se de que ela está se cuidando e não está se esquecendo das próprias necessidades. Faça com que ela saiba que você está à disposição para ajudar.

Às vezes, uma mensagem de texto de outra mãe era tudo o que eu precisava para conseguir terminar o dia.

Se você for visitar uma mãe durante o mágico e caótico período do pós-parto, dê um presente desta lista. A maioria deles não custa um tostão, e seria mais apreciado do que você possa imaginar. Você não precisa pagar uma faxineira, uma massagem em casa ou uma doula [assistente] para o pós-parto para se transformar numa benção para uma mãe que acaba de ter um filho. (Mas, se você tiver muito dinheiro e achar que deve, tenho certeza de que ninguém iria reclamar...)

Tive muita ajuda de amigos e familiares, e recebi cada uma dessas dez coisas -- algumas, mais de uma vez. Não deixe que a mãe de um recém-nascido recuse ajuda. Faça uma visita assim mesmo e ajude.

Mais artigos de Katie em Twelve & Six.

Este artigo foi originalmente publicado pelo HuffPost US e traduzido do inglês.

LEIA MAIS:

- Eu encontrei o amor da minha vida aos 17 anos

- Por que ser mãe é uma obrigação e ser pai é ter coragem?

Também no HuffPost Brasil:

Close
25 selfies que mandam a real sobre a maternidade
de
Post
Tweet
Publicidade
Post isto
fechar
Slide atual